No âmbito da ação de comunicação conjunta do PESSOAS 2030 e da ANQEP, dedicada à divulgação dos Centros Qualifica enquanto Operação de Importância Estratégica (OIE), teve início, no passado dia 15 de novembro no Instagram, uma nova parceria com os influenciadores digitais António e Catarina Raminhos. Com cerca de um milhão e 300 mil seguidores, em conjunto, esta iniciativa visa contribuir para reforçar o impacto e a visibilidade dos Centros Qualifica junto de públicos mais amplos e diversificados.
A campanha agora iniciada inclui quatro reels e seis stories, centrados em testemunhos reais de quatro adultos apoiados pelos Centros Qualifica nas regiões abrangidas pelo PESSOAS 2030. As entrevistas, conduzidas pelos próprios influenciadores, combinam autenticidade e sensibilidade com o humor característico dos Raminhos, aproximando estas histórias de públicos digitais mais diversificados. O primeiro reel registou de imediato um excelente desempenho, revelando forte alcance e interação. As próximas publicações serão divulgadas a 18, 20 e 24 de novembro, dando continuidade e visibilidade acrescida à campanha em curso.
As Operações de Importância Estratégica são intervenções consideradas estruturantes para o cumprimento dos objetivos do Programa PESSOAS 2030. No caso dos Centros Qualifica, o seu papel chave na requalificação dos adultos, enquanto desde logo “portas de (r)entrada” dos mesmos no sistema de educação e formação, atendendo à sua disseminação pelo território, bem como pelo trabalho que desenvolvem no reconhecimento, validação e certificação de competências adquiridas ao longo da vida, justifica o seu enquadramento como OIE.
Esta iniciativa de comunicação reforça a relevância da qualificação de adultos num momento em que Portugal persegue metas ambiciosas para 2029. O PESSOAS 2030 prevê apoiar 700 mil adultos nos Centros Qualifica, nas regiões do Norte, Centro e Alentejo, com um investimento total de 200 milhões de euros (170 milhões do FSE +), contribuindo para o objetivo nacional (e da União Europeia) de aumentar a taxa anual de participação de adultos em educação e formação para, pelo menos, 60%, até 2030.
A colaboração com influenciadores digitais com a visibilidade do António e Catarina Raminhos, representa uma clara mais-valia para o Programa PESSOAS 2030. Além de ampliar o alcance da comunicação institucional, permite apresentar histórias reais com leveza, proximidade e humor, reforçando o valor da qualificação ao longo da vida e a transformação que impulsiona na vida das pessoas.
