Este momento simboliza o fecho de um ciclo de aprendizagem e marca o início de novas oportunidades para os jovens, agora, diplomados. Foram reconhecidos os alunos que terminaram os cursos de formação profissional, com uma certificação de nível 4, de acordo com o Quadro Nacional de Qualificações (QNQ). Este diploma abre portas ao ingresso no mercado de trabalho, mas também confere aos alunos a possibilidade de prosseguirem os seus estudos em cursos de nível superior.

Esta cerimónia, que reúne esforços pedagógicos e o envolvimento da comunidade educativa, reflete o investimento da Escola Profissional da Região do Alentejo (EPRAL) numa formação de qualidade e especializada, contribuindo para o crescimento social e profissional dos seus alunos e para o desenvolvimento da região alentejana.

O investimento do PESSOAS 2030 nos cursos profissionais da EPRAL, no atual período de programação, ascende, até à presente data, a mais de 12 milhões de euros, dos quais 10,4 milhões são cofinanciados pelo Fundo Social Europeu Mais, o que se traduz em 836 jovens apoiados desde o início do Programa até ao término do ano letivo 2023/2024. Os dados mais recentes de execução indicam ainda um taxa de conclusão do curso de 91,6% e que mais de 77% dos alunos conseguiram emprego ou prosseguiram os seus estudos no ensino superior.
