O aviso visa apoiar operações que articulem um conjunto alargado de entidades, como: escolas, autarquias, instituições de ensino superior, centros de investigação, empresas e organizações da sociedade civil, promovendo atividades que incentivem a participação feminina em ciência, tecnologia, engenharia e matemática. O objetivo é mitigar e combater estereótipos de género, aumentar o interesse feminino nas áreas científicas e tecnológicas e contribuir para ambientes de aprendizagem mais inclusivos. Entre as ações elegíveis destacam-se mentoria estruturada, atividades práticas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) /TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), ações de sensibilização para igualdade de género, comunicação e divulgação, e respetiva avaliação dos projetos.
Cada operação deve abranger pelo menos uma Comunidade Intermunicipal (CIM), cobrindo 50% dos seus concelhos, com algumas exceções específicas como as CIM do Douro, Coimbra e Área Metropolitana do Porto. Podem candidatar-se confederações e associações empresariais, instituições de ensino superior, ONG, IPSS e outras associações sem fins lucrativos que desenvolvam as ações nas regiões Norte, Centro e Alentejo. As candidaturas decorrem em duas fases: primeiro até 27 de fevereiro de 2026, e depois até 31 de março de 2026, através do Balcão dos Fundos.
O aviso prevê uma dotação global de 8,8 milhões de euros, com 7,5 milhões de euros financiados pelo Fundo Social Europeu Mais. A Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género assegura a gestão dos apoios na qualidade Organismo Intermédio do PESSOAS 2030.
Aceda aqui ao aviso PESSOAS-2025-27
