O PESSOAS 2030 voltou a ser reconhecido pelo seu empenho na promoção de melhores práticas de conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar, após concluir com sucesso a 1ª auditoria do 2.º ciclo de acompanhamento da Norma NP 4552:2022.
A auditoria decorreu nas instalações do Programa em Lisboa e no Porto e incluiu entrevistas a trabalhadores, bem como a análise de materiais, infraestruturas e documentação. O objetivo foi avaliar a eficácia das medidas de conciliação implementadas e a consistência dos procedimentos internos de gestão e organização.
Este processo foi conduzido pela Unidade de Gestão de Sistemas de Informação e Inovação, garantindo a monitorização contínua das práticas implementadas e a adoção de medidas estruturadas para fortalecer a flexibilidade laboral, a inclusão e a qualidade de vida no trabalho.
Importa relembrar que a Prioridade I do programa financia tipologias nos domínios dos serviços e apoios reforçados à conciliação entre trabalho e vida familiar, que têm como alvo trabalhadores das entidades dinamizadoras de práticas de prevenção e correção do fosso salarial, em linha com o estabelecido nas Estratégias Europeia para a Igualdade de Género (IG) 2020-2025 e na Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030, pelo que se torna ainda mais relevante a conformidade com a Norma.
