Em causa o trabalho justo e sustentável para todos

Em 2015, a comunidade global acordou 17 objetivos para melhorar a vida de todas as pessoas até 2030 e proteger o planeta. O Objetivo número 8, “Promover o crescimento económico sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho justo para todas e todos” reúne metas sociais, económicas e ambientais que precisam […]
11 de Agosto, 2023

Em 2015, a comunidade global acordou 17 objetivos para melhorar a vida de todas as pessoas até 2030 e proteger o planeta.

O Objetivo número 8, “Promover o crescimento económico sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho justo para todas e todos” reúne metas sociais, económicas e ambientais que precisam ser abordadas simultaneamente se quisermos ter sucesso no objetivo coletivo, adverte a Organização Internacional do Trabalho (OIT).  O ODS 8 aborda questões como a erradicação do trabalho forçado, do trabalho infantil e da discriminação no emprego, bem como a promoção de políticas orientadas para o desenvolvimento e para o aumento da produtividade. De acordo com o Diretor-Geral da OIT, Gilbert F. Houngbo, um mundo com justiça social para todos, crescimento equitativo e uma transição justa para economias mais verdes é possível mas exigirá uma liderança política ousada e o comprometimento de todos os países. Se tal não acontecer, ficaremos emaranhados numa sequência interminável de crises e conflitos num planeta irreversivelmente danificado.

A ODS Summit 2023, que acontecerá entre 18 e 19 de setembro próximo, em Nova York. Será um momento vital para a comunidade internacional dar o impulso necessário à prossecução das metas 2030 necessárias para atingir o ODS 8 bom como os outros 16 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A OIT está a promover iniciativas importantes na Cimeira, tais como o Acelerador Global de Empregos e Proteção Social para Transições Justas e a Coalizão Global para a Justiça Social.

A OIT é uma agência da ONU (Organização das Nações Unidas) dedicada a questões relativas ao trabalho e às relações laborais. A principal missão é promover direitos no trabalho, oportunidades de trabalho justo, melhorar a segurança no trabalho e a proteção social, e fortalecer o diálogo entre as partes interessadas.

Em Portugal, com o apoio do Fundo Social Europeu Mais (FSE*), no período de programação 2021-2027, o PESSOAS 2030 vai contribuir para mais e melhor emprego, melhor conciliação da vida profissional e pessoal e promoção da igualdade de género e oportunidades no trabalho e vai financiar: os estágios profissionais, apoios à contratação, mitigação da segregação e assimetria salarial com base no género, reforço serviços e apoios para a conciliação da vida pessoal e profissional e capacitação de parceiros sociais da Comissão Permanente da Concertação Social com vista à promoção do diálogo social.

O Programa pretende apoiar mais de 215 mil jovens e adultos na promoção do emprego, alcançar 75 mil pessoas, mulheres e homens, através de ações de desconstrução dos estereótipos profissionais de género e atingir 79% de pessoas com emprego depois de terminada a sua participação em programas de estágios profissionais. O investimento total do FSE+ nestas medidas é de 766 milhões de euros.

De acordo com a OIT, um futuro melhor está ao nosso alcance. Todos e todas temos um papel, maior ou menor, a desempenhar na construção desse futuro e é nossa obrigação enfrentar o desafio.

Aceda aqui ao vídeo da OIT

Outras páginas que podem ser úteis

 

Eventos