1000 vagas para bolsa de recrutamento na Administração Pública

Esta aberto um processo de recrutamento para 1000 vagas na carreira geral de Técnico Superior na Administração Pública. As vagas destinam-se a licenciados à procura do primeiro emprego ou de uma nova experiência profissional.
31 de Outubro, 2023

O recrutamento tem por objetivo a constituição de uma bolsa de reserva para determinados perfis profissionais. Este processo em particular procura candidatos nas áreas jurídica, económica, financeira, de gestão patrimonial e de planeamento, controlo e avaliação de políticas públicas.

O processo abriu no dia 20 de outubro e decorrerá exclusivamente online, permitindo aos interessados concorrer a vários postos de trabalho em diferentes órgãos e serviços através de uma única candidatura. Toda a informação está disponível no site da DGAEP,  o mesmo sítio onde é feita a candidatura.

O concurso de recrutamento passará a realizar-se todos os anos, no mês de outubro. Através deste processo, a Administração Pública pretende recrutar recursos humanos qualificados, promover o rejuvenescimento  de organismos e serviços e capacitar o conhecimento e eficiência do serviço público. Por outro lado, a bolsa de recrutamento permite também mais rapidez e eficácia, dado que os empregadores públicos apenas têm de organizar o procedimento de oferta de colocação, poupando recursos e tempo.

A bolsa de emprego que será constituída com estas candidaturas pode ser utilizada para a contratação de trabalhadores por tempo indeterminado ou a termo resolutivo, desde que verificadas as condições para a contratação.

Para que exista a efetiva colocação do candidato num serviço público é necessário que seja lançado um procedimento de oferta de colocação (POC), o que acontece quando os vários serviços da Administração Pública sinalizam ao Instituto Nacional de Administração (INA)  a existência de necessidades de recrutamento e abertura de vagas. Sempre que é lançado um POC, os profissionais selecionados para a reserva de recrutamento centralizado são chamados a formalizar a sua candidatura às vagas disponíveis, ordenando os vários serviços por ordem da sua preferência. Uma vez concluída esta candidatura, os profissionais são notificados da sua colocação ou não. São depois celebrados os contratos de trabalho em funções públicas com os candidatos que aceitem as condições oferecidas.

Deste processo de recrutamento poderão vir a ser alocados recursos para integrarem os quadros dos Programas que gerem os fundos europeus em Portugal, como é o caso do PESSOAS 2030.

Outras páginas que podem ser úteis

 

Eventos