Criado em 2017, o Programa Qualifica permite aos adultos que não concluíram um nível de ensino, básico ou secundário, ou não possuem uma qualificação profissional, os meios e ferramentas para alcançarem esse objetivo. Em 2022, o número de certificações (totais e parciais) proporcionadas pelo Programa Qualifica, já tinha ultrapassado 1,3 milhões.
O Programa Qualifica conta atualmente com uma rede de 313 centros que cobrem a totalidade do território e que são promovidos por diversos tipos de entidades, como escolas, centros de emprego e formação profissional do IEFP, câmaras municipais e associações empresariais. Os Centros Qualifica prestam um serviço público, gratuito e personalizado aos adultos, permitindo que, em função das características de cada pessoa, do seu passado escolar e profissional e das suas ambições e expectativas, seja definido um percurso de qualificação ou requalificação mais adequado a cada pessoa.
O PESSOAS 2030, no atual período de programação, vai continuar a apoiar os Centros Qualifica localizados nas regiões NUTS II, Norte, Centro e Alentejo, as menos desenvolvidas de Portugal Continental. No passado o PO CH, através do investimento do Fundo Social Europeu (FSE) já apoiou mais de 490 mil pessoas participantes em processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), com um investimento 201 milhões de euros (M€), dos quais 171 M€ são apoios provenientes do FSE. Este apoio concretizou-se em mais de 633 mil participações em atividades desenvolvidas pelos Centros, nas regiões apoiadas, atendendo a que a mesma pessoa/participante pode ter sido envolvido em mais do que uma atividade no contexto da intervenção que estes centros podem realizar.