Ir de novo a jogo com os Cursos de Educação e Formação de Adultos

O IEFP lança campanha de divulgação sobre os cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA), uma ferramenta valiosa para quem deseja melhorar as suas qualificações e competências, oferecendo novas oportunidades profissionais. O ex-futebolista Cândido Costa é um dos exemplos de sucesso nesta área, tendo sido apoiado neste âmbito pelo POCH.
29 de Julho, 2024

O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) lançou recentemente a campanha de divulgação da sua intervenção e conta com Cândido Costa como embaixador dos Cursos EFA. Esta tipologia formativa caracteriza-se por percursos formativos na modalidade de dupla certificação que permitem a melhoria das competências de base dos adultos com baixos níveis de qualificação ou fortemente desajustadas, abrangendo, designadamente as pessoas com qualificações inferiores ao ensino secundário que se encontrem em risco de desemprego ou afastados do mercado de trabalho ou pretendam reforçar o seu nível de qualificação de base. Os cursos EFA possibilitam a obtenção de uma qualificação de dupla certificação de nível 2 ou 4 adaptada à necessidades e objetivos das pessoas e com relevância para o mercado de trabalho, desenvolvendo competências profissionais e pessoais, e contribuindo para a inclusão social e uma cidadania ativa, sem prejuízo de poder também incluir percursos que permitem a elevação do nível de escolaridade ou do nível de qualificação profissional, face à situação de partida.

Cândido Costa, ex-futebolista e atual apresentador e comentador de televisão, é uma das histórias inspiradoras e de sucesso que resultam da frequência de um curso EFA, tendo desenvolvido a sua formação no Instituto de Emprego e Formação Profissional, I.P. de Aveiro, numa operação, à data, apoiada pelo Programa Operacional Capital Humano, o precursor do PESSOAS 2030 durante o período 2014-2020 para cursos realizados nas regiões Norte, Centro e Alentejo. Ao longo de ano e meio, Cândido Costa pôde concluir a escolaridade que tinha ficado suspensa por força do futebol e, assim, agarrar novas oportunidades de trabalho quando a carreira futebolística chegou ao fim. Através da frequência de um curso EFA nível 4 do QNQ, o antigo futebolista concluiu o 12.º ano e um curso de organização de eventos, alcançando, desta forma, novas ferramentas para abraçar uma nova fase na sua vida profissional, que se conhece, na área televisiva e artística.

Através da educação e formação de jovens em risco de abandono escolar e adultos com baixos níveis de qualificação base, o PESSOAS 2030 prevê apoiar até 75 mil participantes em formações de base qualificante, em que se incluem os Cursos EFA, esperando atingir a meta de 70% de diplomados nessas ações. O investimento nesta prioridade do Programa ascende a mais de 700 mil euros de Fundo Social Europeu Mais. A importância desta modalidade de certificação encontra-se também na prioridade atribuída à aprendizagem ao longo da vida, reforçada na agenda europeia e nas políticas públicas nos diferentes Estados-Membros com a meta definida pela Comissão Europeia no Plano de Ação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, endossada na Cimeira Social do Porto, de alcançar, em 2030, 60% de participação anual de adultos em educação e formação.

O PESSOAS junta-se ao IEFP na divulgação de mais uma história de sucesso de reconversão profissional por via da melhoria das qualificações.

Veja o testemunho de Cândido Costa aqui no vídeo produzido pelo IEFP no âmbito desta campanha.

Outras páginas que podem ser úteis

 

Eventos