Prolongada a duração das candidaturas aos apoios para a recuperação das aprendizagens dos alunos do ensino básico e secundário

Foi permitido o prolongamento da duração das operações do concurso PESSOAS-2024-01 com uma dotação de 77 milhões de euros, para o plano de recuperação das aprendizagens, promoção do sucesso escolar e combate às desigualdades, alterando em conformidade o respetivo aviso. O apoio, anteriormente previsto até ao ano letivo de 2023/2024, passa agora a ser possível até ao final do ano letivo 2024/2025, através de pedido de alteração das operações aprovadas ao abrigo desse concurso. As intervenções apoiadas podem ser prolongadas na sequência da publicação da Resolução do Conselho de Ministros (RCM) n.º 140/2024, que aprovou o novo plano de recuperação de aprendizagem “Aprender Mais Agora”.
28 de Novembro, 2024

As ações apoiadas estão enquadradas no Plano Integrado para a Recuperação das Aprendizagens, de acordo com o definido na regulamentação nacional aplicável à medida de política pública, em particular na RCM n.º 80-B/2023, de 18 de julho, que aprova o Plano 23|24 Escola+. A RCM n.º 140/2024 aprovou o novo plano de recuperação das aprendizagens “Aprender Mais Agora”, permitindo assim o prolongamento de algumas das ações para o novo ano letivo que estavam inscritas na RCM n.º 80-B/2023, de 18 de julho, entre as quais as que foram inscritas no âmbito do concurso PESSOAS-2024-01.

As operações apoiadas pelo referido aviso desenvolvem-se nas regiões Norte, Centro e Alentejo, correspondendo à localização das unidades onde se realizam as operações.

Os destinatários finais destas ações são os alunos dos ensinos básico e secundário, sobretudo os que tiveram maiores dificuldades na aprendizagem fruto da interrupção das aulas presenciais na sequência da pandemia de COVID-19. O objetivo é a intervenção precoce na deteção das dificuldades de aprendizagem para prevenir situações de insucesso propícias ao abandono escolar, promotoras de baixas qualificações e de maior risco de pobreza. Pretende-se assim reduzir e corrigir o risco de vulnerabilidade e de desfavorecimento de alunos com mais dificuldades de aprendizagem.

Até 2024, o PESSOAS 2030 propunha-se a apoiar 1 milhão e 325 mil alunos com dificuldades de aprendizagem, promovendo por essa via uma redução de, pelo menos, 8% da retenção e desistência nos agrupamentos escolares e escolas não agrupadas abrangidas pelo plano de recuperação das aprendizagens.

Aceda aqui ao Aviso PESSOAS-2024-01

 

Outras páginas que podem ser úteis

 

Eventos