Alunos da Escola Europeia de Ensino Profissional destacam-se no programa Empreender@Braga

Três alunos da Escola Europeia de Ensino Profissional (EEEP) alcançaram o terceiro lugar no programa Empreender@Braga, graças ao seu projeto inovador "Entre Mundos". Este é um projeto que nasce das experiências pessoais dos alunos enquanto imigrantes, transformando os desafios da integração que lhes são familiares em oportunidades para ajudar outros.
23 de Dezembro, 2024

Juan Esquivel, Priscila Coelho e Bruna Rodrigues, alunos dos cursos de Técnico Auxiliar de Prótese Dentária e Técnico Auxiliar de Saúde, tiraram partido da sua experiência enquanto imigrantes da Costa Rica e do Brasil para desenvolver o “Entre Mundos”. Com determinação, criatividade e muito trabalho, desenvolveram este projeto que visa promover a inclusão social, combater a desinformação, celebrar a diversidade cultural e tornar Braga uma cidade cada vez mais acolhedora e multicultural.

O Empreender@Braga é um programa de capacitação para empreendedores e associações juvenis que promove o desenvolvimento de novos negócios e fortalece as organizações juvenis em Braga, num ambiente inclusivo e dinâmico, baseado na troca de conhecimentos.

O sucesso destes alunos é testemunho de mais uma prática criativa e inovadora realizada no contexto do ensino profissional, que estimula a experiência prática e o empreendedorismo ao mesmo tempo que contribui significativamente para o crescimento pessoal, social e profissional dos jovens. Esta conquista reflete também o apoio e dedicação dos professores e funcionários da escola, incansáveis no acompanhamento dos estudantes.

Durante o atual período de programação, o PESSOAS 2030, através do financiamento de 2004 milhões de euros do Fundo Social Europeu Mais (FSE+) acrescidos de 353 milhões de investimento nacional, apoia a formação inicial de jovens, nomeadamente os cursos profissionais, cujas respetivas operações são de importância estratégica para este Programa, celebrando assim o sucesso destes jovens formandos e empreendedores. Este triunfo reforça o impacto do ensino profissional a transformar as vidas dos jovens. Até 2029, o PESSOAS 2030 visa apoiar 366 mil jovens em cursos profissionais.

O investimento total elegível aprovado à EEEP, entidade beneficiária do PESSOAS 2030, no período de programação 2021-2027, para apoiar cursos profissionais, é de cerca de 5,9 milhões de euros (FSE+ e contrapartida nacional). Até à presente data já foram pagos à EEEP um total de 4,6 milhões de euros de apoios FSE+, acrescidos de 819 mil euros de fundos nacionais, num total de 5,4 milhões de euros.

Outras páginas que podem ser úteis

 

Eventos