O recrutamento centralizado é um mecanismo que promove a transparência, eficiência e meritocracia no acesso à Administração Pública, permitindo também o rejuvenescimento e o reforço das equipas. Em outubro de 2023, foi lançado um concurso nacional para constituir reservas de recrutamento de técnicas/os superiores nas áreas jurídica, económica e de gestão patrimonial. Estas reservas têm vindo a ser utilizadas pelas entidades públicas ao longo de 2024 e 2025, de acordo com o mapa anual consolidado de recrutamentos autorizado.
A mobilidade interna na Administração Pública é o mecanismo que permite a transferência de trabalhadores entre serviços ou organismos públicos, sem necessidade de concurso externo. Este processo aplica-se a trabalhadores com vínculo de emprego público por tempo indeterminado.
Ao integrar 17 novas pessoas, através de recrutamento centralizado e mobilidade interna, o PESSOAS 2030 reforça a sua capacidade de execução e renova os seus recursos humanos, fator essencial para responder com eficácia aos desafios da gestão dos fundos europeus. Este reforço é também determinante para o cumprimento da missão do programa de promover o emprego, a qualificação dos cidadãos e a inclusão social.
A Comissão Diretiva do PESSOAS 2030 dá as boas-vindas a todos e todas, manifestando o seu entusiasmo por contar com o contributo e o talento de cada um(a). Estamos certos de que a vossa energia, dedicação e compromisso serão fundamentais para concretizar a missão de investir nas pessoas e construir um futuro mais justo, inclusivo e qualificado para todas e todos.