A Fravizel, uma empresa de engenharia metalomecânica sediada em Alcanede, no concelho de Santarém, contou à SIC/Expresso a sua experiência no acolhimento de jovens através dos Estágios ATIVAR, uma medida apoiada através do programa PESSOAS 2030.
A Fravizel desenvolve e fabrica soluções tecnológicas para setores como a construção, a floresta e os recursos minerais. Com uma forte aposta na inovação e na sustentabilidade, a empresa precisa de recursos humanos altamente qualificados e tecnicamente preparados. No programa, é partilhado o exemplo de um jovem que integrou a empresa em janeiro de 2024, depois de concluir um estágio Ativar de nove meses. Após essa experiência, foi contratado para a equipa e passou da área de marketing para as vendas internacionais.
O testemunho realça a importância dos Estágios ATIVAR como porta de entrada no mercado de trabalho, num contexto em que muitos jovens enfrentam exigências de experiência profissional à saída da universidade. O estágio permitiu ao jovem estagiário, e à própria empresa, encontrar o melhor enquadramento para o seu perfil e aspirações.
O episódio destaca também a relevância de aproximar os jovens das indústrias exportadoras e inovadoras, em Portugal, como forma de reter talentos no nosso país. Como referido no programa, “com este tipo de estágios, conseguimos chegar mais cedo aos jovens e mostrar-lhes que é possível inovar, criar tecnologia e trabalhar para o mercado internacional”.
No âmbito da medida Estágios ATIVAR, o programa PESSOAS 2030 apoiou cinco estágios na Fravizel, dirigidos a jovens entre os 18 e os 26 anos, três com licenciatura e dois com o 12.º ano de escolaridade. Estes estágios, com duração de nove meses, decorreram entre abril de 2023 e maio de 2024. Um dos estágios foi interrompido por mútuo acordo ao fim de cinco meses e os restantes quatro resultaram na celebração de contratos de trabalho sem termo. O apoio financeiro do PESSOAS 2030, cofinanciado pelo FSE+ e pelo Estado português, ascendeu a 30,5 mil euros, nos quais estão incluídos 25,9 mil euros de FSE+.
Até 2029, o PESSOAS 2030 pretende vir a apoiar cerca de 117 mil jovens em estágios profissionais, conseguindo um resultado de, pelo menos, 79% dos jovens participantes com emprego, seis meses depois de terminada a participação.