Desenvolvido ao longo de três anos, o foguetão foi lançado no Parque da Devesa, no passado dia 9 de maio, Dia da Europa, perante colegas, professores, familiares e representantes autárquicos. O lançamento foi antecedido pela audição do hino nacional, num momento simbólico que reforçou o orgulho e a solenidade do feito. O foguetão subiu, descreveu um arco e aterrou suavemente com a ajuda de paraquedas, numa demonstração da aplicação dos conhecimentos adquiridos.
Com o apoio de investigadores da Escola de Ciências da Universidade do Minho, José conseguiu ultrapassar os desafios mais exigentes do projeto, nomeadamente os cálculos matemáticos necessários ao funcionamento do protótipo. “Este é o sétimo lançamento que faço. Já tive dois falhanços, mas é assim que se aprende”, explicou o jovem, que ambiciona continuar a desenvolver versões mais avançadas do seu foguetão. Desde dezembro que se deslocou à Universidade do Minho duas vezes por semana, às quartas e aos sábados, para trabalhar no projeto.
A sua PAP foi avaliada com a nota máxima (20 valores) e é apontada como exemplo de dedicação, inovação e de como o ensino profissional pode abrir portas a percursos de excelência.
Os cursos profissionais são uma das ofertas formativas de dupla certificação para jovens, apoiadas pelo Programa PESSOAS 2030, nas regiões do Norte, Centro e Alentejo, através do investimento do Fundo Social Europeu + e Estado português.
A CIOR – Escola Profissional de Vila Nova de Famalicão é apoiada pelo PESSOAS 2030, no âmbito da formação inicial de jovens e da qualificação de adultos. No período de programação 2021–2027, na área que apoia a formação inicial de jovens, a escola já beneficiou de um montante total elegível aprovado de 6.034.121 €, dos quais 5.129.003 € são investimento do FSE+.
Este é um exemplo de como os cursos profissionais podem transformar percursos de vida, dotar os jovens de competências técnicas e humanas e promover o acesso ao ensino superior, ao mercado de trabalho e à inovação. Investir na formação profissional é investir no futuro dos jovens e no desenvolvimento do país.