O encontro começou com o acolhimento da comitiva pelo Delegado Regional do Centro do IEFP, Dr. António Alberto Costa, em representação do Conselho Diretivo do IEFP. Seguiu-se uma reunião de trabalho onde foram apresentados o projeto e os resultados alcançados pelo Centro Qualifica do Centro de Emprego e Formação Profissional de Viseu, evidenciando este caso exemplar de contributo da rede de Centros Qualifica para a valorização profissional e pessoal das pessoas adultas e o desenvolvimento dos territórios.

Participaram na visita a Presidente e os vogais executivos da Comissão Diretiva da Autoridade de Gestão do PESSOAS 2030, respetivamente Ana Coelho, Sandra Tavares e Joaquim Bernardo, bem como a vogal do Conselho Diretivo da ANQEP e elementos das equipas técnicas destas duas entidades.
Um dos momentos centrais da manhã foi a apresentação das histórias de sucesso de adultos certificados pelo Centro Qualifica, que concluíram processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), escolar e profissional. Estes percursos demonstram, na primeira pessoa, a relevância do trabalho dos Centros Qualifica na valorização das competências adquiridas ao longo da vida e no reforço da empregabilidade.


A visita contou também com a participação de empregadores da região, que destacaram a importância da qualificação contínua e da cooperação entre as entidades formadoras e o tecido empresarial, para responder de forma eficaz às necessidades do mercado de trabalho.
A tipologia de operação “Centros Qualifica” é considerada de importância estratégica por ser um pilar central da política pública na área da aprendizagem ao longo da vida e, simultaneamente, pelo volume relevante do investimento europeu associado. Até 2027, o investimento total elegível previsto, nas três regiões apoiadas, ascende a 200 milhões de euros, dos quais 170 milhões tendo como fonte de financiamento o Fundo Social Europeu Mais (FSE+).
Os Centros Qualifica são a porta principal de (re)entrada dos adultos no sistema de educação e formação. Desempenham um papel essencial na identificação das necessidades de requalificação e no encaminhamento para as respostas mais adequadas, seja através de processos de RVCC ou formação certificada.

A medida de política pública enquadra-se na prioridade “Mais e melhor (re)qualificação de adultos para crescer” do Programa PESSOAS 2030, contribuindo para a meta europeia do Plano de Ação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, que prevê que pelo menos 60% dos adultos participem anualmente em atividades de aprendizagem ao longo da vida até 2030. O PESSOAS 2030 tem como meta abranger 700 mil participantes apoiados nos Centros Qualifica até 2029, nas regiões apoiadas e, dos que forem encaminhados para RVCC, assegurar até à mesma data que pelo menos 90% estão nesse processo ou foram certificados após a sua conclusão, reforçando assim o compromisso com a valorização das pessoas, a empregabilidade e a coesão social.
