Semana portuguesa para a promoção da educação para os media e da literacia mediática

Sobre o evento

O Grupo Informal sobre Literacia Mediática (GILM) promove a semana portuguesa dedicada à promoção da educação para os media e da literacia mediática, celebrada anualmente de 3 a 9 de maio, com início no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

Num tempo marcado por desafios económicos, políticos, sociais e tecnológicos, a 12.ª edição desta Operação promovida pelo GILM, elege como tema central “Discursos de ódio PAZ em tempos de guerra”.

Considerando que no nosso dia-a-dia e ao longo da vida, todos nos relacionamos com o universo dos media (imprensa, rádio, televisão, cinema, internet) esta iniciativa continua a ter como objetivo o envolvimento de um número crescente e diversificado de participantes.

O tema central de 2024, “Discursos de ódio PAZ em tempos de guerra”, propõe uma reflexão crítica e a abertura para múltiplas abordagens, incluindo:

  • Discursos de ódio nas redes sociais
  • Os media e o jornalismo na promoção dos discursos de paz
  • Os limites da liberdade de expressão em democracia
  • A responsabilidade individual na produção e partilha de conteúdos online
  • O poder das narrativas visuais na sensibilização para a paz
  • Inteligência artificial e manipulação da realidade

Tal como é habitual, a iniciativa de 2024 irá incluir todos os projetos/atividades e iniciativas dos mais diversos temas que tenham como objetivo a promoção e desenvolvimento do conhecimento sobre o universo dos media.

O GILM desafia todos os cidadãos, nos mais variados contextos (escolares, profissionais, pessoais) a descobrir formas de se envolverem e participarem ativamente na Operação #7diascomosmedia2024, entre 3 e 9 de maio de 2024

Para esclarecimentos adicionais, dúvidas ou informações sobre o evento, a Operação “7 Dias com os Media 2024” ou formas de participação, por favor contacte a organização através do seguinte email: 7diascomosmedia@gilm.pt

Informações gerais

  • Data de Início

    03/05/2024

  • Data de Fim

    09/05/2024

Outras páginas que podem ser úteis

Notícias