Luta contra a pobreza

  • Limpar filtros
  • Temas

O Dia Mundial da População e o panorama demográfico português

Julho 11, 2024
No dia 11 de julho, o mundo celebra o Dia Mundial da População. Esta comemoração recorda a importância de abordar os desafios demográficos que diferentes nações enfrentam, incluindo Portugal, o quinto país mais envelhecido do mundo, e o segundo da União Europeia. O PESSOAS 2030 - Programa Demografia,Qualificações e Inclusão pretende dar um contributo significativo na resposta a esta problemática.

E-book “Políticas Sociais e de Emprego – Antes e Depois do 25 de Abril de 74”

Julho 10, 2024
No âmbito das comemorações do cinquentenário do 25 de Abril, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) lançou, no dia 5 de julho, o e-book “Políticas Sociais e de Emprego - Antes e Depois do 25 de Abril de 74”. Esta iniciativa celebra a importância histórica da Revolução dos Cravos na construção de uma sociedade mais justa e solidária.

X Seminário Nacional e II Internacional de Educação e Formação de Adultos, com a participação do PESSOAS 2030

Julho 9, 2024
Decorreu, no passado dia 5 de julho, o X Seminário Nacional e II Internacional de Educação e Formação de Adultos | Liberdade, Desenvolvimento, Bem Estar, com organização da Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos (APEFA) e participação do PESSOAS 2030, representado pela Presidente da Comissão Diretiva, Ana Coelho.

Relatório do TCE sobre reconhecimento das qualificações profissionais na UE

Julho 8, 2024
O Tribunal de Contas Europeu (TCE) acaba de publicar o Relatório Especial 10/2024, “Reconhecimento das qualificações profissionais na UE – Mecanismo essencial, mas de utilização reduzida e incoerente”. O TCE destaca que os cidadãos da União Europeia (UE) que querem trabalhar ou criar uma empresa noutro Estado-Membro ainda enfrentam muitos obstáculos, um deles é a obtenção do reconhecimento das qualificações profissionais.

Publicado estudo sobre pobreza e desigualdade de rendimentos no contexto da transformação digital

Julho 5, 2024
Um estudo recente do Centro de Estudos Políticos Europeus (CEPE), para a Comissão Europeia, analisa as desigualdades e a pobreza à medida que os mercados de trabalho europeus se tornam cada vez mais digitalizados. A Parte A do documento centra-se na forma como os 27 Estados-Membros da União Europeia estão preparados ou a preparar-se para gerir a transformação digital de uma forma socialmente justa, avaliando as perspetivas atuais e futuras de cada um deles, incluindo a análise da situação em Portugal face à Europa.

Publicadas as Estatísticas da Educação 2022/2023

Julho 4, 2024
Foi disponibilizada pela Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) a informação estatística de diferentes níveis de educação e formação – educação pré-escolar e ensinos básico, secundário, pós-secundário (não superior) e superior - referente ao ano letivo 2022/2023. Destacamos os números sobre as vias de dupla certificação para jovens, onde se inserem os cursos profissionais, os cursos de aprendizagem e os cursos de educação e formação de jovens. Assinalamos também os números da oferta formativa para adultos que integra os cursos de educação e formação, os processos de reconhecimento, validação e certificação de competências e as formações modulares, apoiados pelo PESSOAS 2030, através do investimento do Fundo Social Europeu Mais e Estado Português e ainda o ensino recorrente.

O impacto da Inteligência Artificial nos locais de trabalho

Julho 2, 2024
À medida que entramos na era da inteligência artificial (IA), o CEDEFOP - Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional desenvolveu um estudo que abrangeu os trabalhadores que estão na linha da frente desta rápida transformação, analisando as mudanças que a IA traz ao local de trabalho e como estão a ser abordadas.

Prorrogado até 31 de julho o concurso para apoiar a qualificação das Pessoas com Deficiência e/ou Incapacidade

Julho 1, 2024
Foi prorrogado até ao dia 31 de julho o prazo de submissão de candidaturas ao Aviso de Abertura de Concurso (AAC) PESSOAS-2024-13, com um montante total de 80 milhões de euros aprovados, dos quais 68 milhões são provenientes do Fundo Social Europeu Mais. Este concurso visa apoiar ações de formação de pessoas com deficiência e/ou incapacidade (PCDI), para que adquiram ou desenvolvam competências escolares e/ou profissionais orientadas para o exercício de uma atividade no mercado de trabalho, potenciando assim a sua inclusão social.

Prorrogado até 16 de setembro o concurso para apoiar a promoção da inclusão social dos grupos mais fragilizados da população

Junho 28, 2024
Foi prorrogado até 16 de setembro o prazo para apresentação de candidaturas ao Aviso de Abertura de Candidaturas (AAC) PESSOAS-2024-12. Com um montante de 140 milhões de euros de investimento total, este concurso visa apoiar os Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS 5G), que utilizam uma abordagem integrada e territorial específica para promover a inclusão social dos grupos mais vulneráveis.

Aberto concurso para apoiar Capacitação para a Inclusão por via do Programa ARRIBAR

Junho 27, 2024
O Aviso de Abertura de Candidaturas (AAC) PESSOAS-2024-15, em formato de convite, visa promover a capacitação de grupos vulneráveis, desenvolvendo competências de natureza pessoal e social básicas, que se assumem como críticas para a (re)inserção social e profissional.

Outras páginas que podem ser úteis