Pesquisa

Novas diretrizes da União Europeia para promover a literacia financeira de Todas as Pessoas

O Conselho da União Europeia aprovou conclusões importantes sobre literacia financeira, significativas para a promoção da compreensão financeira entre os cidadãos europeus. As conclusões visam orientar a Comissão e os Estados-Membros para a forma de melhorar os conhecimentos dos cidadãos, com o objetivo de os ajudar a fazer escolhas financeiras mais informadas e os encorajar a investir nos mercados financeiros europeus. 

Progresso na qualificação de adultos em Portugal faz-se com o apoio do Fundo Social Europeu

Nas últimas duas décadas, mais de um milhão de adultos em Portugal concluíram o ensino básico e secundário, revela um estudo recente da Universidade de Lisboa. Este avanço significativo na educação de adultos é um reflexo dos esforços contínuos do investimento do Fundo Social Europeu, alinhado com as políticas nacionais e da União Europeia para promover a aprendizagem ao longo da vida.

PESSOAS 2030 celebra o Dia Mundial de Conscientização sobre a Acessibilidade

No Dia Mundial de Conscientização sobre a Acessibilidade, celebrado a 16 de maio, destacamos a importância de promover o acesso e a inclusão em todas as áreas da sociedade. Este dia lembra-nos de que a acessibilidade é uma necessidade essencial para muitas pessoas. Neste contexto, o programa PESSOAS 2030 reafirma o seu compromisso de integrar os princípios de acessibilidade em todas as suas iniciativas.

Renovar o compromisso com os valores europeus no Dia da Europa

No Dia da Europa, comemorado anualmente a 9 de maio, celebram-se os valores fundamentais que unem os Estados-Membros da União Europeia (UE), sendo também uma oportunidade para refletir sobre os impactos dos apoios europeus na vida das cidadãs e dos cidadãos que vivem na UE. Este ano, nas celebrações do Dia da Europa, o destaque vai para as Eleições Europeias, que determinarão a composição do Parlamento Europeu dos próximos anos (2024-2029). A participação dos eleitores nestas eleições é por isso fundamental para a sustentação democrática da UE.

Outras páginas que podem ser úteis

 

Eventos