Esta Tipologia de Operação tem ainda como objetivos criar oportunidades de aprendizagem, em contextos formais e informais, que despertem o interesse pela ciência, promovam a compreensão de fenómenos científicos e técnicos e incentivem a sua aplicação em benefício da sociedade.
Podem apresentar candidaturas a estes apoios as entidades que gerem Centros Ciência Viva reconhecidos oficialmente, em particular as reconhecidas nos termos do Despacho n.º 8890/2002, publicado a 30 de abril em Diário da República. São elegíveis as operações desenvolvidas nas regiões Norte, Centro e Alentejo (NUTS II).
As ações elegíveis incluem:
- Campanhas de divulgação científica, como festivais, oficinas e workshops abertos ao público;
- Ações de sensibilização que liguem a ciência e tecnologia à vida quotidiana, dirigidas especialmente aos mais jovens;
- Iniciativas que reforcem o trabalho em rede entre Centros Ciência Viva, com valorização do património local;
- Ações que assegurem acessibilidade digital e de comunicação para pessoas com deficiência ou incapacidade.
Estas atividades devem ser desenvolvidas em parceria com instituições científicas, autarquias, empresas e associações com vocação científica.
O investimento total elegível para estes apoios é de 5,9 milhões de euros, nos quais se incluem 5 milhões de investimento do Fundo Social Europeu +.
As candidaturas estão abertas até às 16h do dia 25 de agosto de 2025, através da submissão de formulário eletrónico no Balcão do Portugal 2030. As entidades candidatas devem assegurar a submissão atempada da sua candidatura, salvaguardando o tempo necessário para a resolução de dificuldades de última hora.
Informações ou dúvidas relacionadas com as candidaturas devem ser endereçadas à linha dos Fundos 800 10 35 10 (09:00-18:00h – gratuito) ou para o endereço de correio eletrónico: linhadosfundos@linhadosfundos.pt Também poderão ser colocadas à Autoridade de Gestão PESSOAS 2030 pelo telefone: 21 597 67 90 (serviço de Call Center) ou endereço de correio eletrónico: geral@pessoas2030.gov.pt ou ainda à Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, enquanto organismo intermédio deste Programa para esta tipologia, pelo telefone: 21 898 50 20 ou endereço de correio eletrónico: pessoas2030@cienciaviva.pt
Aceda aqui ao Aviso PESSOAS-2025-8