Um olhar sobre o que já está implementado e o que se está a desenvolver é fundamental para que o público em geral possa percecionar de forma objetiva, clara e correta o impacto deste mecanismo na economia do país e, acima de tudo, na vida das pessoas.
Esta campanha, que apresenta o PRR pelos olhos e palavras dos cidadãos que são impactados por este fundo, foi filmada com pessoas reais em locais reais, sem atores e sem cenários.
O lançamento da campanha é acompanhado da apresentação do primeiro filme sobre a Escola Digital:
Versão de 20’’ aqui: CAMPANHA PRR | ESCOLA DIGITAL – YouTube
Versão de 60’’ aqui: CAMPANHA PRR | ESCOLA DIGITAL 60s – YouTube
A Escola Digital foi também alvo dos apoios do PO CH – Programa Operacional Capital Humano, um dos programas operacionais do Portugal 2020, a atuar na área da formação e qualificação da população, que deu origem ao PESSOAS 2030, em conjunto com o PO ISE – Programa Operacional Inserção Social e Emprego e com o PO APMC – Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas. O PO CH investiu mais de 115 M€ do Fundo Social Europeu para apoiar a transição digital na área da educação. Com este investimento suportou, numa primeira fase, a compra de computadores portáteis e respetiva conectividade que as escolas públicas disponibilizaram a alunos e docentes, através de cedências temporárias. Esta medida abrangeu, não só as regiões elegíveis ao PO CH, Norte, Centro e Alentejo mas também as regiões de Lisboa e Algarve, não elegíveis ao PO CH nas restantes tipologias de operação. Apoiou também a formação de docentes em competências digitais e os recursos pedagógicos digitais, para que pudesse vir a ser retirado o melhor partido dos equipamentos disponibilizados. No fim de março de 2023, estavam entregues um total de 174 209 computadores aos alunos mais carenciados e 83 662 a docentes. Tinham sido apoiados, em ações de formação em competências digitais, cerca de 31 mil docentes ou outros agentes do sistema de educação e formação.
Esta campanha vai ser exibida nos canais generalistas (RTP, SIC, TVI), com inserções em prime time, e canais de notícias televisivos (RTP 3, Sic Notícias, CNN, CMTV) bem como em meios digitais nos órgãos de comunicação social nacionais e regionais e Youtube.
O Plano de Recuperação e Resiliência é um programa de âmbito nacional, com um período de execução até 2026, que está a implementar um conjunto de reformas e de investimentos destinados a impulsionar o país no caminho da retoma, do crescimento económico sustentado e da convergência com a Europa ao longo da próxima década. O PRR está alinhado com os seis pilares relevantes da estratégia europeia 2030:
- Transição verde;
- Transformação digital;
- Crescimento inteligente, sustentável e inclusivo;
- Coesão social e territorial;
- Saúde e resiliência económica, social e institucional;
- Políticas para a próxima geração, crianças e jovens, incluindo educação e competências.Aceda aqui ao filme do PO CH sobre o investimento na Escola Digital