ESPRODOURO faz balanço das atividades e apresenta projeto para os próximos 6 anos

No passado dia 10 de janeiro, decorreu na ESPRODOURO – Escola Profissional do Alto Douro a cerimónia de entrega de diplomas no âmbito dos Cursos Profissionais, Cursos de Educação e Formação de Jovens, Cursos de Educação e Formação de Adultos e de processos de reconhecimento, validação e certificação de competências, com a presença do vogal executivo do PESSOAS 2030, Joaquim Bernardo. O evento foi também uma oportunidade para a apresentação do balanço e perspetivas futuras para a atividade da escola.
19 de Janeiro, 2024

Em fase de transição de períodos de programação, a escola quis fazer uma retrospetiva do que foi feito e dos resultados do investimento dos Fundos Europeus e Estado português, revelando a evolução dos últimos seis anos ao nível financeiro mas também pedagógico. Foi ainda apresentado um plano para os próximos seis anos de atividade, até 2030, o ESPRODOURO 2024-2030.

Segundo Fernando Rodrigues, Diretor da escola, os objetivos mais ambiciosos são a implementação do projeto do Centro Tecnológico Especializado, apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o desenvolvimento da parceria com o Centro de Inovação Vitícola do Douro do Ministério da Agricultura e a criação do CAL – Centro de Aprendizagem ao Longo da Vida, onde pretendem juntar todas as áreas da aprendizagem de adultos.  O diretor afirma ainda a necessidade da criação de uma residência para alunos deslocados. Cerca de 60% dos alunos da escola, que frequentam cursos profissionais, são de fora do concelho, incluindo cerca de 60 alunos estrangeiros, ao abrigo de parcerias internacionais, especialmente com Cabo Verde.  A escola mantém bons resultados em termos de indicadores de empregabilidade, tendo em conta que  formação promovida permite uma rápida absorção dos jovens formandos pelo mercado de trabalho local e regional, muito carenciado sobretudo em algumas áreas como a hotelaria e viticultura.

Fernando Rodrigues destaca o trabalho realizado junto das empresas da região, com os contratos de apadrinhamento e os programas de mentoria dos formandos dos cursos técnicos, que lhes permite uma integração em contexto de trabalho real, desde o primeiro ano de formação e lhes abre a porta para virem a fazer parte dos quadros das empresas parceiras.

No mesmo sentido foi a intervenção de Joaquim Bernardo, em representação do PESSOAS 2030, valorizando os resultados obtidos pela escola na qualificação de jovens e adultos, com o apoio financeiro do POCH e POISE durante o Portugal 2020 e agora deste Programa, no contexto do Portugal 2030, mais a mais num território de baixa densidade, com mais de 1.100 pessoas a ser apoiadas, o que implicou um investimento total de perto de 8 Milhões de €. Isto sem deixar de sublinhar também os desafios que se colocam, em particular em matéria de melhoria ainda das taxas de conclusão dos cursos, no tempo próprio e dos níveis de empregabilidade ou prosseguimento de estudos após a conclusão da formação ou dos processos de RVCC, tendo em vista assegurar o seu contributo para as metas de resultado do PESSOAS 2030 em matéria de qualificação dos jovens e, com particular enfase, dos adultos, na perspetiva de também por essa via contribuirmos para as metas nacionais do plano de ação sobre o pilar europeu dos direitos sociais.

Durante o evento, foram entregues, simbolicamente, alguns dos 300 certificados que a escola emitiu no fim do ano letivo 2022/2023, nas várias modalidades formativas ou intervenções que promove, que incluem cursos profissionais, cursos de educação e formação de jovens (CEF), cursos de educação e formação de adultos (EFA) e processos de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC), todos apoiados atualmente pelo PESSOAS 2030.

O almoço que precedeu a cerimónia, foi confecionado e servido pelos formandos dos cursos técnicos de cozinha/pastelaria e de restaurante/bar da ESPRODURO, no âmbito da formação em contexto de trabalho, duas áreas formativas emblemáticas da escola e que deram provas, uma vez mais.

O evento contou com a presença do Ministro da Educação, João Costa, Manuel Natário Cordeiro, Presidente do Município, Filipa de Jesus, Presidente da ANQEP, Joaquim Bernardo, Vogal do Pessoas 2030, João Gonçalves, Diretor-Geral da DGESTE, entre outros.

A ESPRODOURO promove formação para jovens, através de cursos profissionais e de CEF e a requalificação de adultos, através do Centro Qualifica, de Cursos EFA e ainda promoveu um projeto de capacitação para a inclusão. Estas medidas foram apoiadas pelo PO CH – Programa Operacional Capital Humano e ainda pelo POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, no período de programação 2014-2020 e são agora financiadas pelo PESSOAS 2030 no período 2021-2027.

Até 2029, O PESSOAS 2030 pretende apoiar 414 mil jovens em cursos profissionais, e contribuir para, pelo menos, 65% de taxa deempregabilidade ou prosseguimento de estudos, seis meses após a conclusão da formação. No âmbito das formações de base qualificante, (em que se destacam os Cursos de Educação e Formação de Jovens), o objetivo do programa é abranger 75.000 participantes, com taxas de, pelo menos 70%, de diplomados no tempo esperado. No que respeita aos Centros Qualifica, igualmente apoiados pelo PESSOAS 2030, através do investimento do Fundo Social Europeu e Estado Potuguês, a meta é abranger 700.000 adultos, dos quais, pelo menos 90% sejam certificados em processos RVCC ou noutras formações decorrentes do apoio do Centro.

Outras páginas que podem ser úteis

 

Eventos