227 milhões de euros para apoiar os Estágios Profissionais

Está aberto o aviso PESSOAS-2024-4 para apresentação de candidatura para apoiar os “Estágios Profissionais”, num montante total disponibilizado de 227 milhões de euros, que incluem 192,5 milhões de Fundo Social Europeu Mais. Estes apoios viabilizam a realização de uma experiência prática em contexto de trabalho, em entidades empregadoras, com o objetivo de promover a integração profissional de jovens no mercado de trabalho ou a reconversão profissional de desempregados.
5 de Março, 2024

As ações apoiadas visam também potenciar o desenvolvimento das competências socioprofissionais, pessoais e básicas de grupos mais vulneráveis, incentivando a sua empregabilidade e o reforço das oportunidades para a sua integração socioprofissional e cultural.

Pode aceder aos apoios no âmbito deste aviso para apresentação de candidatura (AAC), o Instituto do Emprego e Formação Profissional  (IEFP, I.P.),  na qualidade de organismo responsável pela concretização do respetivo instrumento de política pública, assumindo perante a Autoridade de Gestão do PESSOAS 2030, a qualidade de beneficiário, nos termos previstos no artigo n.º 2.º do artigo 13.º do Decreto-Lei n.º 20- A/2023, de 22 de março.

Estão abrangidas pelo aviso PESSOAS-2024-4 as ações relativas a estágios profissionais desenvolvidos em todos os setores de atividade, promovidos pelo IEFP, I.P., excetuando estágios curriculares de quaisquer cursos e outras ações que se encontrem subordinadas a um plano que requeira um perfil de formação e competências nas áreas de medicina e da enfermagem, designadamente médicos e profissionais de enfermagem.

São elegíveis as operações desenvolvidas nas regiões Norte, Centro e Alentejo, de Portugal continental, de acordo com a Nomenclatura Comum das Unidades Territoriais Estatísticas (NUTS) definida no Regulamento (CE) n.º 1059/2003, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 26 de maio de 2003, com a redação que lhe foi dada pelo Regulamento (UE) 2016/2066, da Comissão, de 21 de novembro de 2016.

Até 2029, o PESSOAS 2030 pretende apoiar em Estágios Profissionais e Apoios à Contratação, pelo menos, 117.700 desempregados, incluindo desempregados de longa duração, contribuindo para que, pelo menos, 79% dos participantes abrangidos estejam empregados seis meses depois de terminada a sua participação no âmbito dessas tipologias de operação.

O convite para apresentação de candidatura está aberto até dia 12 de abril às 18h.

Aceda aqui ao Aviso PESSOAS-2024-04 no site do PESSOAS 2030

 

Imagem Freepik

Outras páginas que podem ser úteis

 

Eventos