Vice-Presidente da Comissão Europeia debate a participação jovem e a democracia em Portalegre

Věra Jourová, Vice-Presidente da Comissão Europeia para os Valores e Transparência, estará em Portugal de 11 a 12 de abril no âmbito da sua "digressão pela democracia" tendo em vista as eleições europeias em junho de 2024. Com organização da Representação da Comissão Europeia em Portugal, em colaboração com o centro Europe Direct Alto Alentejo, a Câmara Municipal de Portalegre e o Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, esta iniciativa vai dar palco aos jovens no debate sobre os desafios e as conquistas da União Europeia e sobre como proteger a democracia.
9 de Abril, 2024

Na tarde de dia 12 de abril, a Vice-Presidente Jourová vai participar num evento no Jardim da Avenida da Liberdade em Portalegre que reunirá coordenadores dos Centros Europe Direct, alumni do Summer CEmp, elementos da comunidade Unidos.EU, projetos que incentivam a participação democrática e jovens locais.

O evento decorre durante a  Semana Europeia da Juventude, a dois meses antes das eleições europeias, e procura promover sinergias entre redes e projetos que estimulam a cidadania ativa. 

Após um diálogo com a Vice-Presidente facilitado por perguntas e partilhas dos jovens e um momento de apresentações curtas de projetos, os participantes experimentarão em equipas o jogo de tabuleiro “Valores qUE me movem”. Este jogo, desenvolvido pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal em parceria com a comunidade Unidos.eu e as Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu, permite descobrir mais sobre a UE, os valores e oportunidades europeias, enquanto resolvem desafios e percorrem vários países europeus. Estes momentos serão abertos ao público, com registo recomendado através de um formulário para jovens que, em grupo ou individualmente, queiram participar ativamente no diálogo.

Outras páginas que podem ser úteis

 

Eventos