Apoios da UE nas áreas sociais mudam vidas e preparam o futuro

A Euronews, através de uma parceria com a Comissão Europeia, publicou uma reportagem em que destaca o trabalho impactante que está a ser realizado através de iniciativas de solidariedade financiadas pela União Europeia, destinadas a construir uma Europa mais social e mais forte. Nesta reportagem são apresentadas histórias inspiradoras provenientes da Roménia e de França, demonstrando o caminho em direção às metas sociais da União Europeia (EU) para 2030 em matéria de emprego, formação e redução da pobreza.
20 de Junho, 2024

Na cidade de Berceni, na Roménia, as vidas de Valentin e Gabriela Alexe sofreram uma grande transformação quando se tornaram proprietários de uma casa através da Habitat for Humanity e de fundos da UE. A sua história, desde as dificuldades iniciais até à aquisição de casa própria é uma prova do poder dessas iniciativas.

A reportagem mostra ainda a importância do desenvolvimento de competências, com Rodica Ionas, uma professora de inglês de Bucareste, que aprimorou a sua prática letiva através de um curso de tecnologias digitais. A sua história destaca o compromisso da UE em dar prioridade às competências e melhorar os resultados educativos.

Em Pipriac, França, Marie-Fabienne Lavoisier, que enfrentou o desemprego de longa duração depois de sobreviver ao cancro, beneficiou da experiência “Zero Territórios de Desemprego de Longa Duração”. Esta iniciativa, financiada pelo Fundo Social Europeu Mais, garantiu-lhe um emprego, revitalizou a sua vida social e devolveu um sentido à sua vida.

Essas histórias demonstram as transformações positivas muito significativas e o impacto concreto que esses programas geram nas pessoas e nas comunidades.

Em Portugal, o PESSOAS 2030, com o financiamento do Fundo Social Europeu Mais (FSE+), contribui de forma impactante para a prossecução das metas nacionais inscritas no Plano de Ação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais (PEDS), a alcançar até 2030. Com um investimento total de 6,7 mil milhões de euros, dos quais 5,7 mil milhões provenientes do FSE+, o programa financia medidas nas áreas das qualificações, emprego e inclusão social, que contribuem para vir a atingir uma taxa de emprego de 80% para a população entre 20 e 64 anos; de uma taxa anual de participação de adultos em educação e formação de, pelo menos, 60% e de reduzir a população em risco de pobreza ou exclusão social em, pelo menos, 765 mil pessoas, das quais, no mínimo 167 mil crianças.

O PESSOAS 2030 com o apoio do FSE+, está a impulsionar a criação de um futuro mais inclusivo e justo para todos, no nosso país.

Aceda aqui à reportagem

 

Como fazer para colocar legendas no vídeo:

Clique nos settings ou definições (na roda dentada) e escolha “Substitles ou Legendas”

 

Clique em “Auto-translate ou Tradução automática”

 

Escolha a língua

 

Outras páginas que podem ser úteis

 

Eventos