O “Human Power Hub” concorre na categoria UMA EUROPA MAIS PRÓXIMA DOS CIDADÃOS e é o centro de inovação social de Braga, integrado na Empresa Municipal BragaHabit. Centra-se na aceleração e incubação de projetos empresariais com impacto social, promovendo a colaboração entre os setores público, empresarial, social e académico através da metodologia de “hélice quádrupla”. O seu objetivo é criar soluções inovadoras para os desafios sociais e melhorar a qualidade de vida nas comunidades locais.
O PO ISE, que apoiou o projeto através do seu organismo intermédio, a EMPIS, é um dos três programas operacionais do Portugal 2020 cujo encerramento compete ser assegurado pela Autoridade de Gestão do PESSOAS 2030.
Para além do “Human Power Hub”, estão também entre os finalistas os projetos portugueses, ECOGRES 4.0, apoiado pelo Compete 2020, que concorre na categoria UMA EUROPA VERDE e o projeto Realiza.te: uma Jornada Colaborativa, apoiado pelo Centro 2020, que concorre na categoria UMA EUROPA SOCIAL E INCLUSIVA. No âmbito do ECOGRES 4.0 foram desenvolvidas pastas cerâmicas sustentáveis utilizando uma filosofia de economia circular, produzindo novas linhas de produtos mais sustentáveis. O projeto Realiza.te: uma Jornada Colaborativa pretende combater o abandono escolar precoce e melhorar o sucesso educativo, através de intervenções personalizadas, equipas multidisciplinares e iniciativas centradas na equidade.
Este ano, o júri do REGIOSTARS avaliou um número recorde de 262 candidaturas e selecionou 25 finalistas. Tal como nos anos anteriores, o público terá a oportunidade de votar no seu finalista favorito para o Prémio do Público. A votação terá início a 2 de setembro no site dos Regiostars 2024, pelo que se apela desde já a essa votação a partir dessa data nos projetos promovidos em Portugal selecionados para a final, com particular destaque para o projeto apoiado pelo PO ISE.
Os finalistas reunir-se-ão para a avaliação final do júri durante a Semana Europeia das Regiões e dos Municípios (#EURegionsWeek), em Bruxelas, onde vão apresentar os seus projetos ao júri e ao público.
Os vencedores serão anunciados durante a cerimónia REGIOSTARS, no dia 9 de outubro, organizada no âmbito da Semana Europeia das Regiões e dos Municípios (#EURegionsWeek).
Desde a sua criação em 2008, o REGIOSTARS tornou-se o rótulo de excelência da Europa para projetos financiados. Os prémios visam identificar boas práticas, ao nível do desenvolvimento regional, e destacar projetos apoiados pela UE que sejam originais, inovadores e que inspirem outras regiões e gestores de projetos.
Este ano as categorias são:
- 1 UMA EUROPA COMPETITIVA E INTELIGENTE
Promover a competitividade, a inovação e a resiliência económica - 2 UMA EUROPA VERDE
A transição ecológica como fator de desenvolvimento regional - 3 UMA EUROPA CONECTADA
Reforçar a mobilidade e a conectividade entre as regiões - 4 UMA EUROPA SOCIAL E INCLUSIVA
Concretizar uma Europa mais inclusiva tirando partido dos talentos regionais - 5 UMA EUROPA MAIS PRÓXIMA DOS CIDADÃOS
Promover o desenvolvimento sustentável de todos os tipos de territórios