EQUALISER: Capacitar empresas para a igualdade de género

O projeto EQUALISER - Eliminar as disparidades de género nos ambientes de trabalho contemporâneos (Closing the Gender Gap in the Modern Workplace, no original), disponibiliza vários recursos para ajudar as organizações a promover ambientes inclusivos no local de trabalho que incluem uma nova ferramenta de avaliação digital, cursos de formação para empregadores e colaboradores e podcasts que abordam questões de igualdade de género. Esta é uma iniciativa apoiada pela União Europeia (UE), através do programa Erasmus +, que quer ajudar a alcançar a igualdade de género no local de trabalho, abordando as desigualdades e os desafios existentes.
5 de Agosto, 2024

A desigualdade de género continua a ser um desafio persistente nos locais de trabalho, perpetuada por dinâmicas de poder e comportamentos discriminatórios. O projeto EQUALISER, financiado pela UE, está focado na promoção da igualdade salarial e oportunidades de carreira e práticas justas de recrutamento. O projeto também visa criar ambientes inclusivos e seguros para todos os géneros, incentivar a conciliação e o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e uma maior representação feminina em posições de liderança.

O EQUALISER sensibiliza para a importância da igualdade de género, munindo as empresas de ferramentas para construir ambientes de trabalho seguros e inclusivos. Através da sensibilização, do conhecimento e da ação, podem ser criados ambientes onde todos se sintam respeitados, valorizados e com as mesmas oportunidades de sucesso. Com cerca de um ano de existência, o projeto disponibiliza agora uma ferramenta digital de autoavaliação, a que qualquer empresa pode aceder em: https://equaliserproject.eu/pt-pt/educational-tools . A ferramenta apresenta conclusões sobre as práticas de inclusão e igualdade de género existentes na organização, identifica disparidades ocultas e sugere áreas de melhoria, além de fornecer materiais de formação personalizados para fomentar um ambiente de trabalho mais inclusivo. A implementação desta ferramenta visa apoiar as empresas na criação de estratégias eficazes para promover a igualdade de género e assegurar um impacto positivo na cultura organizacional.

Em Portugal e no período de programação em curso, o Programa PESSOAS 2030, que atua sobre as áreas do emprego, qualificações e inclusão social da população residente no país, promove, transversalmente, o equilíbrio de género em todos os seus apoios e, particularmente, na área que apoia “Mais e melhor emprego, conciliação da vida profissional e pessoal e igualdade de género”. Neste âmbito, o Programa investe diretamente em medidas de promoção da igualdade de género, com o objetivo de apoiar, até 2029, 75.000 raparigas e/ou mulheres e rapazes e/ou homens em ações de desconstrução dos estereótipos profissionais de género. O PESSOAS 2030 pretende que no final da participação nessas ações de desconstrução, pelo menos 65 % das raparigas e/ou mulheres demonstrem interesse em estudar e/ou trabalhar nas áreas STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática) ou TIC (tecnologias de informação e comunicação). O programa investe também na conciliação entre trabalho e vida familiar com a meta de, pelo menos, 228 projetos apoiados até 2029.

Esta abordagem colaborativa dos fundos europeus é fundamental para a prossecução de objetivos comuns, garantindo que os benefícios das políticas de igualdade e conciliação alcancem um público mais amplo e tenham um impacto duradouro e significativo na sociedade europeia. O EQUALISER, como o PESSOAS 2030 e a Europa em que vivemos, defende que a igualdade de género não é uma opção, é um caminho para uma sociedade mais próspera e justa para todos.

Aceda aqui ao projeto EQUALISER
Aceda aqui à ferramenta digital de autoavaliação para empresas

Outras páginas que podem ser úteis

 

Eventos