Esta foi a primeira grande iniciativa de comunicação de caráter nacional do Portugal 2030, que proporcionou uma visão abrangente sobre os projetos e investimentos que têm sido dinamizados através dos Fundos Europeus em Portugal. No evento foi também disponibilizado um espaço informativo sobre o acesso e o funcionamento do Portugal 2030 com o objetivo de facilitar, simplificar e aproximar este instrumento de quem o procura, estando também presente nesse espaço o PESSOAS 2030.
Ao longo dos três dias estiveram presentes na Mostra dois projetos financiados pelo PESSOAS 2030, e que demonstraram como são na prática aplicados os apoios atribuídos para promover, nesses casos, a inclusão social e a formação de jovens.
O projeto “Escolhe Vilar – E9G”, que intervém na Urbanização de Vila D’Este, em Vila Nova de Gaia, é apoiado pelo PESSOAS 2030 no âmbito do “Programa Escolhas”. Este projeto promove a inclusão social de jovens através de um plano de atividades diversificado, que inclui apoio ao estudo, orientação psicossocial e atividades pedagógicas, lúdicas, ambientais, artísticas, desportivas e tecnológicas. Estas iniciativas estão diretamente relacionadas com a cidadania e a intervenção comunitária, contribuindo para a integração e o desenvolvimento pessoal e social dos participantes.
Já a Escola Profissional Cior, também apoiada pelo PESSOAS 2030, destacou-se pela sua vasta oferta formativa na área da formação inicial de jovens, especialmente vocacionada para a indústria. Os apoios incluem o financiamento de cursos profissionais – reconhecidos como Operações de Importância Estratégica para o Programa – e de cursos de educação e formação de jovens. Durante a Mostra, a escola apresentou alguns exemplos do trabalho desenvolvido, demonstrando o impacto das suas iniciativas no desenvolvimento de competências técnicas e humanas dos alunos.
O primeiro dia da Mostra dos Fundos Europeus foi encerrado com a atuação da Jobra – Associação de Jovens da Branca, uma entidade beneficiária do PESSOAS 2030, na área da formação inicial de jovens.
No segundo dia da Mostra dos Fundos Europeus, o PESSOAS 2030 promoveu duas apresentações, no âmbito dos projetos que apoia através do Fundo Social Europeu Mais, que foram precedidas das palavras dos Vogais Executivos da Comissão Diretiva do PESSOAS 2030, Joaquim Bernardo e Sandra Tavares.
A primeira apresentação foi promovida pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) Porto, apoiado pelo PESSOAS 2030 na área da inclusão social de migrantes e que brindou os presentes com uma apresentação sobre a formação de português enquanto língua de acolhimento.
A segunda, dinamizada pelo Centro de Formação Profissional da Indústria Metalomecânica (CENFIM), apoiado pelo Programa no âmbito da Formação de jovens e de adultos, fez uma apresentação sobre a importância dos apoios europeus no percurso desta importante entidade formadora, que tem sido uma das maiores beneficiárias dos apoios europeus.
Ambas as apresentações envolveram a presença de destinatários finais destes apoios, ou seja, de pessoas que beneficiaram ou estão ainda a beneficiar da possibilidade de melhorarem as suas competências para a cidadania e o mercado de trabalho.
A Mostra dos Fundos Europeus destacou-se pela diversidade de iniciativas, combinando projetos em exposição, um espaço dedicado ao apoio e informação sobre o funcionamento do Portugal 2030, mesas redondas e seminários com especialistas, além de momentos de animação e networking. Estas atividades promoveram o intercâmbio de ideias e o debate sobre temas essenciais, incluindo a comunicação dos fundos europeus. Neste contexto, o professor Sérgio Caramelo, do ISCTE, apresentou um estudo que identifica os principais desafios na comunicação destes fundos e propôs um conjunto de soluções para os superar, contribuindo para uma abordagem mais eficaz e acessível.
Este evento, que contou com a presença do Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, no final do segundo dia e do Secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Hélder Reis, na sua abertura, envolveu representantes institucionais da Comissão Europeia, de diversas entidades da administração pública central, regional e local, membros da academia, empresários e a sociedade civil, sublinhando o compromisso do nosso país com os objetivos europeus e o impacto que os fundos têm na vida dos cidadãos.
A Mostra dos Fundos Europeus encerrou com a atuação da Esproarte – Escola Profissional de Arte de Mirandela, outra escola profissional apoiada pelo PESSOAS 2030, com o investimento do Fundo Social Europeu Mais.
Veja aqui os vídeos “best of” da Mostra:
Aceda à apresentação do estudo do ISCTE “Valor Público e Boost Comunicacional dos Fundos Europeus”