Proposta de Sistema de Informação no âmbito da avaliação do Programa Escolhas para melhorar a sua monitorização e avaliação

No âmbito da Avaliação Externa do Programa Escolhas, foi desenvolvido o entregável Proposta de Sistema de Informação para Monitorização e Avaliação do Programa Escolhas, que visa apoiar a monitorização e avaliação contínua do programa, constituindo-se como um pilar estratégico para a sua governação.
16 de Setembro, 2025

A Avaliação do Programa Escolhas, co-coordenada pelo PESSOAS 2030, IPDJ e PlanApp, está a ser desenvolvida pela CoLABOR – Laboratório Colaborativo para o Trabalho, Emprego e Proteção Social e visa analisar o impacto das atividades desenvolvidas no âmbito do programa na inclusão de comunidades desfavorecidas, contribuindo para reforçar a eficácia e eficiência dos apoios prestados. As entidades coordenadoras, em colaboração com os avaliadores, decidiram desenvolver uma proposta de instrumento de melhoria do sistema de monitorização e avaliação do Programa.

A implementação do sistema garante a produção contínua e organizada de informação útil, rigorosa e acessível. A ferramenta pretende reforçar as capacidades nessas áreas, sustentadas em processos metodológicos robustos, que apoiem a tomada de decisões a níveis político, estratégico e operacional.

O sistema desenvolvido tem como principais objetivos monitorizar a execução das ações do programa e avaliar os resultados e impactos em áreas como o sucesso escolar, integração socioprofissional e inclusão digital, bem como analisar os contextos territoriais que influenciam a eficácia das intervenções. Além disso, visa fornecer dados atualizados para apoiar a gestão estratégica e o desenho de políticas públicas nesta área, promovendo uma cultura de avaliação transparente e acessível a diferentes públicos.

O objetivo final é maximizar e otimizar os resultados e impactos do Programa Escolhas nas comunidades e territórios abrangidos.

A expetativa é a de que, esta ferramenta, agora divulgada, em conjunto com as principais evidências e recomendações da Avaliação em curso, possa contribuir para que o trabalho do Programa Escolhas, cujas virtudes são já reconhecidas, possa ser ainda mais eficiente e eficaz, contribuindo para mais inclusão social dos e das jovens de territórios desfavorecidos abrangidos pelo Programa.

Aceda ao documento aqui