Os formandos dos cursos profissionais de design de interiores/exteriores, produziram e organizaram uma exposição de ambientes em que foram utilizados materiais e produtos alusivos ao 25 de abril.
Na área da integração educativa, área que envolve um conjunto de práticas, políticas e estratégias destinadas a assegurar que todos os alunos, independentemente das suas particularidades ou necessidades específicas, possam participar plenamente no sistema educativo, foram realizadas entrevistas a idosos institucionalizados na região. As histórias sobre o 25 de abril que contaram aos formandos na primeira pessoa deram o mote para a realização de vários trabalhos que vão ser apresentados, no dia 24 de abril, na sala do aluno.
No canto da leitura, no âmbito da disciplina de português, vai decorrer durante toda a semana, uma exposição dos livros censurados no período do Estado Novo, intitulada “Ler em Liberdade”, no contexto da qual serão desenvolvidas atividades com os formandos visitantes.
Os 50 anos do 25 de Abril celebram um momento histórico, de grande significado na transição do país para a democracia, sendo, por isso, uma excelente oportunidade para envolver as escolas em iniciativas educativas e comemorativas. Estas atividades esclarecem e informam os alunos sobre a importância deste marco na história moderna portuguesa, permitindo uma reflexão sobre os valores democráticos de justiça social e de liberdade que definem a sociedade atual.
Através de debates, projetos de pesquisa e eventos comunitários, os formandos desenvolvem competências em liderança e comunicação, enquanto a escola fortalece laços com a comunidade local. Estas atividades também desencadeiam reflexões sobre os avanços desde 1974 e os desafios atuais, encorajando uma discussão sobre a aplicação dos princípios democráticos em questões contemporâneas e destacando a importância da participação cívica ativa.
Na sua oferta formativa a EPROMAT disponibiliza cursos profissionais, cursos de educação e formação de jovens, cursos de aprendizagem e formações modulares certificadas, todos apoiados pelo PESSOAS 2030, com o investimento do Fundo Social Europeu Mais, no período de programação 2021-2027. Até 2029, o Programa tem por objetivo apoiar 366 mil formandos em cursos profissionais, 48 mil em cursos de aprendizagem e 2.766.500 participações em formações modulares certificadas, contribuindo assim para a elevação das competências da população portuguesa e para o desenvolvimento social, económico e político do país.
Aceda aqui a alguns trabalhos em vídeo realizados pelos formandos:
25 de abril – O Documentário
Os notáveis de abril
Retratos de abril – pelos utentes do Lar de Stª. Cruz
Marcador de Livro, realizado no âmbito da exposição “Ler em Liberdade”, disponibilizado em pdf (para imprimir e montar)