Centros Qualifica em destaque no Evento Anual do PESSOAS 2030

O Auditório do Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT), em Évora, acolheu no dia 26 de novembro de 2025 o Evento Anual do Programa PESSOAS 2030, dedicado à Operação de Importância Estratégica Centros Qualifica. Este encontro assinalou o culminar de uma ação de comunicação alargada que procurou reforçar a visibilidade do trabalho desenvolvido pelos Centros Qualifica e dar voz às histórias reais de adultos que encontraram na qualificação e na certificação de competências uma oportunidade concreta de mudança.
2 de Dezembro, 2025

O evento, que foi transmitido também online nas plataformas de Facebook e YouTube do PESSOAS 2030, contou com uma assistência de 142 pessoas em sala, cerca de 2.100 visualizações em Facebook e 273 em YouTube.

A manhã de trabalhos marcou também o encerramento do roteiro nacional dedicado à qualificação de adultos que, desde setembro, percorreu três centros nas regiões Norte, Centro e Alentejo e que passou pelo Centro Qualifica da Associação Empresarial de Penafiel, pelo Centro Qualifica do Centro de Emprego e Formação Profissional de Viseu e pelo Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira, em Évora. Em cada visita foi possível conhecer o trabalho das equipas técnicas, o envolvimento das entidades promotoras e, sobretudo, os testemunhos de adultos que decidiram regressar à aprendizagem, completar o ensino básico ou secundário, reforçar competências ou reorientar os seus percursos profissionais.

Ana Coelho
Alexandre Homem Cristo

Depois de um momento musical com o grupo de cante alentejano “Cantares de Évora” teve início a sessão de abertura que contou com intervenções de Ana Coelho, Presidente da Comissão Diretiva do PESSOAS 2030, de Aníbal Reis Costa, Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo), de Laurent Sens, Head of Unit da Direção-Geral do Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão (DG EMPL) da Comissão Europeia, e de Alexandre Homem Cristo, Secretário de Estado Adjunto e da Educação. Seguiu-se a apresentação de um balanço global do Programa Qualifica desde a sua criação até à data, por Filipa de Jesus, Presidente do Conselho Diretivo da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) e de Pedro Casimiro, Coordenador Executivo da equipa de avaliação da Ernst & Young, que apresentou os resultados preliminares da avaliação deste Programa que está a decorrer. Ambas as intervenções permitiram contextualizar o papel da rede de Centros Qualifica no reforço das qualificações dos adultos e na resposta aos desafios estruturais do país.

Filipa de Jesus
Mesa-redonda

O debate que se seguiu juntou diferentes perspetivas sobre o impacto dos Centros Qualifica, reunindo representantes de entidades promotoras, empresas, autarquias e adultos certificados. Participaram Nuno Brochado, Presidente da Associação Empresarial de Penafiel, enquanto entidade promotora de um dos mais de 300 Centros existentes atualmente no país, Maria João Carrão, adulta que concluiu o seu processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) no Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira, Sandra Cruz, Coordenadora de Projetos Especiais de Recursos Humanos e da Escola de Negócio do Grupo Jerónimo Martins e Hortense Santos, Vereadora da Câmara Municipal de Braga. As suas intervenções mostraram, através de diferentes olhares, os contributos dos Centros Qualifica e evidenciaram a sua relevância no aumento da empregabilidade, na inclusão social e na valorização das competências dos adultos.

No final da sessão houve lugar a um dos momentos mais emotivos da manhã, com a apresentação do vídeo dedicado à ação de comunicação da Operação de Importância Estratégica Centros Qualifica, construído a partir do roteiro nacional e que sintetiza o trabalho desenvolvido com os adultos, em cada centro visitado. Este vídeo, sintetiza fundamentalmente os seis vídeos de storytelling com testemunhos individuais, que resultaram das visitas aos Centros Qualifica no Norte, Centro e Alentejo, as regiões apoiadas pelo PESSOAS 2030, sendo que integrarão a página dedicada à Operação de Importância Estratégica, no site do PESSOAS 2030, a lançar brevemente.

Filme resumo do roteiro pelos Centros Qualifica

O encontro terminou com um almoço confecionado e servido pelos formandos dos cursos profissionais de Técnico de Cozinha e Pastelaria e de Técnico de Restaurante/Bar da Escola Profissional da Região Alentejo (EPRAL), também apoiada pelo PESSOAS 2030. Esta ação decorre no âmbito da formação em contexto de trabalho, uma componente central desta oferta formativa, marcada sobretudo pela sua natureza prática. Este momento final simbolizou a ligação entre formação, desenvolvimento de competências e criação de oportunidades, reforçando a ideia central que marcou toda a manhã: a qualificação continua a ser uma das chaves para um país mais preparado, mais inclusivo e mais justo.

A ação de comunicação associada à Operação de Importância Estratégica iniciou-se em setembro e decorre até 20 de dezembro, incluindo uma campanha de televisão, uma campanha de rádio nacional e regional e uma forte presença digital em plataformas de jornais e rádios regionais. Inclui ainda investimento em redes sociais, uma campanha Google Ads para promover os termos associados aos Centros Qualifica e a parceria com os influenciadores António e Catarina Raminhos. Paralelamente, foram produzidos seis episódios de um programa diário de rádio, intitulado “Novas Vozes PESSOAS 2030”, dedicados a histórias reais de qualificação e inclusão de adultos. O programa, composto por 15 episódios que contam histórias de pessoas e projetos apoiados pelo PESSOAS 2030 nas áreas das qualificações, emprego e inclusão social, pode ser ouvido na Rádio Renascença, perto das 9h da manhã, todos os dias úteis, com um best of ao sábado, até 14 de dezembro.

Assista aqui ao evento