PESSOAS 2030 promove vídeos que dão voz a histórias de sucesso de pessoas e projetos apoiados pelo Programa

O PESSOAS 2030 lançou hoje “Novas Caras Portuguesas”, uma nova série de storytelling em vídeo que pretende mostrar, ao longo dos anos, experiências e resultados de pessoas e projetos apoiados pelo Fundo Social Europeu Mais e pelo Estado português, através do programa.
10 de Dezembro, 2025

A iniciativa de comunicação nasce com o objetivo de divulgar a importância dos apoios do PESSOAS 2030 na vida das pessoas que são destinatárias das medidas de política publica financiadas.

Pretende também revelar o trabalho dos beneficiários, entidades que atuam no terreno, juntos das pessoas, ajudando a mudar vidas e a construir um melhor futuro. A série prevê lançar 15 vídeos por ano, cada um dedicado a um projeto ou percurso concreto de sucesso no contexto dos objetivos e metas do Programa, cobrindo uma grande parte da diversidade de intervenções do PESSOAS 2030, no contexto das 56 tipologias de operação ou medidas de política pública que podem ser apoiadas pelo mesmo.

Cada história será divulgada no website do Programa e nas suas redes sociais, com investimento em promoção para assegurar maior alcance. Será também partilhada com os beneficiários e destinatários envolvidos nos projetos divulgados. Os vídeos são disponibilizados em duas versões: uma versão em português com Língua Gestual Portuguesa (LGP) e outra legendada em inglês, ampliando o acesso e reforçando o compromisso do Programa com a acessibilidade e a internacionalização da comunicação.  Esta aposta insere-se na estratégia de comunicação aprovada no âmbito do seu Plano Estratégico de Comunicação, que destaca o storytelling como uma ferramenta essencial para dar visibilidade ao impacto dos fundos europeus na vida das pessoas.

O primeiro episódio, disponível desde hoje, acompanha o percurso de dois jovens apoiados pelas medidas “Estágios Profissionais” e “Apoios à Contratação”, na empresa SRAMPORT – Transmissões Mecânica, Lda., situada na região Centro do país. Um exemplo concreto de como estas tipologias contribuem para a criação de emprego de qualidade e para a integração de jovens no mercado de trabalho.

As próximas cinco histórias, já gravadas, irão mostrar resultados alcançados em projetos no âmbito das seguintes medidas: Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS), Projeto Escolhas, Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA), Português Língua de Acolhimento (PLA) e Estruturas de Acolhimento para Vítimas de Violência Doméstica. Uma amostra que ilustra bem a abrangência do Programa e a multiplicidade de públicos que apoia, desde crianças e jovens, a adultos em requalificação, pessoas migrantes ou vítimas de violência doméstica.

A criação desta série está profundamente alinhada com a missão do PESSOAS 2030, programa temático do Portugal 2030 dedicado a apoiar as áreas das qualificações, emprego, inclusão social e a dar resposta aos desafios demográficos. Ao apoiar percursos de educação e formação, aprendizagem, inserção profissional, proteção e integração social, o Programa contribui diretamente para as metas nacionais e europeias definidas no âmbito do Plano de Ação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais.

Dar visibilidade a estas histórias é também uma forma de reforçar a transparência e a prestação de contas, prioridades estabelecidas quer no Plano Estratégico de Comunicação, quer no Plano de Avaliação do Programa. Neste contexto, “Novas Caras Portuguesas” representa uma oportunidade de documentar resultados, valorizar o trabalho das equipas no terreno e aproximar o Programa das pessoas, aquelas que o constroem e aquelas cuja vida muda para melhor graças ao investimento europeu e nacional.

Veja o vídeo em português
Veja o vídeo legendado em inglês