Estudo EfVET sobre Formação em Contexto de Trabalho

Foi apresentado na conferência anual, promovida pelo Fórum Europeu de Educação e Formação Técnica e Profissional - EfVET, com o tema “Uma Agenda de Formação em Educação Profissional de Competências Futuras para a Transição Verde”, a primeira parte de um estudo sobre a formação em contexto de trabalho (FCT). O documento aborda o caso português, com exemplos financiados pelo Fundo Social Europeu, através do Programa Operacional Capital Humano (PO CH) no período de programação 2021-2027.
9 de Novembro, 2023

A FCT é um modelo educacional que permite  que os alunos adquiram conhecimentos e competências através da realização de atividades laborais no local de trabalho e/ou num ambiente de trabalho simulado em instituições de ensino e formação profissional (EFP) e outros centros de formação, sob a orientação de trabalhadores ou formadores experientes.

Consciente da importância da FCT, o EfVET incluiu no seu Plano Estratégico 2022-2026 uma diretriz  específica, com um vasto conjunto de medidas e iniciativas centradas no tema, que serão implementadas nesse período de quatro anos. Vão contribuir e apoiar ativamente o desenvolvimento da FCT, no contexto de um mercado de trabalho cujas necessidades de competências estão em constante mudança e que devem ser atendidas pelo Ensino e Formação Profissional, ao preparar os seus alunos para serem profissionais de sucesso.

O estudo “Orientações EfVET para formação em contexto de trabalho” pertence a esse conjunto de iniciativas, pretendo ser uma  fonte de informação sobre o trabalho real realizado por instituições relevantes da União Europeia (UE) que os interessados no tema possam explorar. É  também uma plataforma para os membros do EfVET apresentarem as suas próprias práticas de FCT, como fonte de inspiração para outros membros, permitindo-lhes diversificar as suas atividades com base no que está a ser feito noutros países, com o envolvimento ativo de professores, tutores, supervisores, mentores e alunos. O trabalho inclui exemplos, para além de Portugal, provenientes da Bósnia Herzegovina, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Itália, Malta, Eslovénia e Países Baixos.

As melhores práticas serão implementadas de acordo com políticas e regulamentos educacionais nacionais específicos dos países representados pelos membros participantes do EfVET.

O estudo, em desenvolvimento no EfVE,  envolve uma grande componente de trabalho nacional, no âmbito da metodologia e pesquisa. Foi redigido e editado por Susana Nogueira, uma portuguesa a trabalhar no EfVET, com a colaboração de vários membros nacionais e internacionais.

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