As candidaturas ao concurso PESSOAS-2024-9, para apoio a Cursos de Educação e Formação de jovens (CEF) para o ano letivo 2023/2024, promovidos por escolas profissionais públicas e privadas e por escolas do ensino particular e cooperativo, encerraram no passado dia 29 de maio. Com uma dotação de 13 M€ de valor de investimento do Fundo Social Europeu Mais, foi solicitado um montante de 8,4 M€, tendo sido submetidas 60 candidaturas.
Este concurso enquadra-se na prioridade de investimento do PESSOAS 2030 “Mais e melhor inclusão de pessoas em risco ou em situação de exclusão social” e visa apoiar jovens com idade igual ou superior a 15 anos, em risco de abandono escolar ou que já abandonaram a escola, antes ainda da conclusão 3.º ciclo do ensino básico. Incluídos na oferta de cursos de dupla certificação, os cursos CEF disponibilizam um percurso formativo adaptado aos jovens que procuram uma vertente de ensino de caráter prática, técnica e mais ligada ao mercado de trabalho, sem prejuízo da sua formação geral. O principal objetivo é a inclusão plena e bem-sucedida de todos os jovens no percurso escolar, contribuindo igualmente para a redução do abandono escolar precoce.
O PESSOAS 2030 procederá de seguida à análise técnica e financeira das candidaturas recebidas, dentro dos prazos estabelecidos.