Escola Profissional de Aveiro organiza SENIOR TRAINING 2025, com a presença do PESSOAS 2030

PESSOAS 2030

Conteúdo:

A Escola Profissional de Aveiro organizou, no passado dia 28 de fevereiro, uma sessão de trabalho conjunta com proprietários de empresas e outras entidades empregadoras, direção da escola, professores, técnicos, seniores e demais parceiros, subordinada ao tema “SENIOR TRAINING 2025 – Aprender a Trabalhar e Trabalhar a Aprender!”. O vogal executivo da Comissão Diretiva do PESSOAS 2030 foi um dos oradores presentes no evento.
19 de Março, 2025

No âmbito do seu compromisso educativo e da importância do crescente envolvimento das empresas e outras entidades parceiras na educação profissional, a Escola Profissional de Aveiro (EPA) organizou, no Mercado Municipal da Gafanha da Nazaré, um momento de partilha com esses parceiros, onde todos os stakeholders foram bem-vindos, incluindo o PESSOAS 2030, seja através do vogal executivo da Comissão Diretiva, Joaquim Bernardo, seja também pelos responsáveis pela unidade de gestão de projetos desta Autoridade de Gestão, Luísa Machado e Frederico Amoreira, que acompanham as operações apoiadas pelo Programa no âmbito dos cursos profissionais promovidos por esta escola.  O objetivo foi promover a interação entre todos os envolvidos no processo de formação, internos e externos, para obter maior e melhor sucesso na formação profissional dos jovens aprendentes.

Do programa constaram momentos de formação, a visita em contexto de formação, aos stands das entidades empregadoras parceiras existentes no local do evento, onde jovens formandos(as) prestaram todos os esclarecimentos sobre a formação em contexto de trabalho. Houve também lugar ao humor e espaço para a interação entre todos os stakeholders.

Joaquim Bernardo
Joaquim Bernardo, em representação do PESSOAS 2030, frisou, na sua intervenção, o bom trabalho da Escola Profissional de Aveiro, que é um dos maiores beneficiários privados deste programação longo dos últimos anos, aplicando, de forma exemplar, o investimento do Fundo Social Europeu Mais (FSE+) na qualificação da população jovem da região de Aveiro, um contributo vultoso para melhorar as condições de vida das pessoas da região, tornando-as mais felizes, por via do maior instrumento de o país dispõe, a educação.

Foi mais um momento de afirmação de todo o trabalho que a Escola desenvolve em conjunto com a comunidade, em prol do futuro dos jovens e adultos. Para além do público presente no evento, este teve também uma grande amplificação através da comunicação digital, com mais de 1000 visualizações da transmissão em direto, mais de 50.000 utilizadores alcançados e cerca de 150 interações/reações.

A Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro (AEVA) é entidade detentora da Escola Profissional de Aveiro e beneficiária do PESSOAS 2030, no âmbito da formação inicial de jovens e da (re)qualificação de adultos.

Na área da formação de jovens, até 31 de dezembro de 2024 e de acordo com a execução física registada e validada, a EPA já tinha beneficiado cerca de 780 formandos, através dos apoios do PESSOAS 2030, com o investimento do FSE+ e Estado português. No atual período de programação, o investimento total elegível aprovado à EPA, na esfera da formação inicial de jovens, é de cerca de 14,3 milhões de euros de investimento total, onde se incluem 12,2 M€ euros de FSE +.

Na área da (re)qualificação de adultos, o investimento total aprovado é de 2,3 milhões de euros (2 milhões FSE+). A entidade tem também um projeto de Português de Língua de Acolhimento de mais de 120 mil euros, para dar resposta a uma necessidade muito urgente das comunidades imigrantes. Até 31 de dezembro de 2024 já tinham usufruído dos apoios 1.154 adultos, de acordo com a execução física já validada.

Aceda aqui às fotos do evento
Aceda aqui à intervenção de Joaquim Bernardo

Outras páginas que podem ser úteis

 

Eventos