A “Talk” pretendeu estabelecer um processo de identificação com ex-formandas e ex-formandos – Raquel Malho, Mónica Novo e Tina Clemente, ex-formandas de cursos de educação e formação de adultos (EFA) de cozinha e pastelaria, comércio e auxiliar de saúde, respetivamente; Igor Melo, ex-formando do curso de aprendizagem de maquinaria e programação CNC e César Oliveira, ex-formando do curso de especialização tecnológica de comércio internacional, cujos percursos são considerados exemplos de trabalho, esforço e sucesso, devendo e merecendo a partilha junto da comunidade formativa.
As antigas formandas e formandos, de diferentes áreas profissionais, deram o seu testemunho e refletiram sobre o período em que passaram pelo Serviço de Formação Profissional de Águeda, explicando de que forma o seu percurso formativo contribuiu para a sua situação profissional atual.
O evento contou com momentos de animação musical, proporcionados pelo formando Rui Silva, que frequenta a ação de Liderança e Coaching, modalidade Vida Ativa, e uma demonstração gastronómica preparada e apresentada pelos formandos da ação de Técnico de Cozinha / Pastelaria, modalidade Educação e Formação de Adultos (EFA) de nível secundário.
A cerimónia de abertura esteve a cargo do Diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional de Águeda, José António Gomes, que deu as boas-vindas a todos os palestrantes, neste “regresso a casa”. O encerramento foi efetuado pelo Presidente da Câmara Municipal de Águeda, Jorge Almeida, e pelo Presidente da Associação Empresarial de Águeda, Ricardo Abrantes, que referiram a importância da formação profissional e a aquisição de competências como fatores primordiais para a integração no mercado de trabalho.
No período de programação 2014-2020, os cursos de CET foram apoiados pelos Programas Operacionais Regionais, com o investimento do Fundo Social Europeu (FSE). Os cursos EFA e os cursos de aprendizagem foram apoiados pelo PO CH, um dos três programas do PT 2020 que está na origem do PESSOAS 2030, com um montante total elegível aprovado de 770 milhões de euros (M€), dos quais 654 M€ são investimento FSE. Foram apoiados, até 30 de junho de 2023, 38.296 pessoas em cursos EFA e 39.969 em cursos de aprendizagem.
No atual período de programação, ambas as modalidades, EFA e Aprendizagem, serão apoiadas pelo Programa PESSOAS 2030.