No âmbito da iniciativa Governo + Próximo, a Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, o Ministro da Educação, João Costa, o Secretário de Estado do Planeamento, Eduardo Pinheiro, e o Vogal da Comissão Diretiva do PESSOAS 2030, Joaquim Bernardo, visitaram a Escola Tecnológica e Artística de Pombal (ETAP) para conhecer os projetos apoiados no âmbito do Portugal 2020.
A Escola Tecnológica e Artística de Pombal (ETAP) foi objeto de cofinanciamento do Fundo Social Europeu (FSE) obtido através do Programa operacional Capital Humano (POCH) e do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE) ambos referentes ao anterior quadro comunitário, Portugal 2020.
Através do financiamento do POCH e do POISE, a ETAP obteve um financiamento total de cerca de 19,5ME de FSE, para apoio de Cursos Vocacionais, de Cursos de Educação e Formação de Jovens, Cursos Profissionais, Formação Modular para Empregados e Desempregados, Centros Qualifica e Cursos de Aprendizagem, permitindo certificar cerca de 6.274 formandos.
Na visita à ETAP, o Ministro da Educação, João Costa, salientou no seu discurso “(…) o ensino profissional “é mais do que os outros”, porque dá uma dupla certificação. “Não tenho a menor dúvida que quem estudou nesta escola será muito melhor candidato a um curso de engenharia mecânica do que além que esteve a fazer biologia/geologia. É preciso que o ensino superior olhe com mais atenção para o que se faz nas escolas profissionais (…)”.
Já a Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, destacou na sua intervenção a necessidade de o país conseguir agora atingir as metas e resultados que conseguiu na formação de jovens, com o contributo claro dos fundos europeus, em matéria de redução do abandono escolar precoce e de aumento dos níveis de qualificação das novas gerações, agora na formação de adultos, tendo em vista nomeadamente a meta de pelo menos 60% dos adultos frequentar anualmente uma ação de educação ou formação.
A visita à ETAP permitiu dar a conhecer aos membros do Governo a dinâmica da escola bem como conhecer o testemunho de alguns formandos apoiados pelo o POCH e pelo PO ISE, no âmbito dos cursos profissionais e formação modular para empregados e desempregados.