Resultados da pesquisa por notícias

  • Limpar filtros
  • Temas

Relatório da Comissão Europeia revela persistente escassez de mão de obra e de competências na UE

Julho 17, 2023
O relatório da Comissão sobre a evolução do emprego e da situação social na Europa (ESDE) de 2023, revela que as taxas de emprego atingiram um nível recorde de 74,6 %, com 213,7 milhões de pessoas empregadas em 2022, e as taxas de desemprego ficaram num mínimo histórico de 6,2 %. No entanto, o relatório enfatiza a escassez de mão de obra e o défice de competências existentes e aponta as estratégias da UE para os colmatar.

As listas de Organismos Intermédios do Portugal 2030 foram atualizadas. Conheça os novos membros.

Julho 13, 2023
A Comissão Interministerial de Coordenação do Portugal 2030 procedeu à atualização da lista de Organismos Intermédios (OI) dos Programas e os termos em que devem […]

Estatísticas da Educação 2021/2022

Julho 13, 2023
​A DGEEC - Direção Geral de Estatísticas de Educação e Ciência disponibilizou a informação estatística do sistema de educação e formação referente ao ano letivo 2021/2022 – alunos, pessoal docente e não docente, escolas e ensino superior. Destacamos a via de dupla certificação, onde se inserem os cursos profissionais e os cursos de educação e formação de jovens, apoiados pelo POCH, no caso já através do Mecanismo Extraordinário de Antecipação do PT 2030.

Seminário – Educação e Formação de Adultos, Cidadania e Multiculturalidades, com a presença do PESSOAS 2030

Julho 12, 2023
Decorreu, no passado dia 7 de julho, em Aveiro, o IX Seminário Nacional e I Internacional da APEFA "Cidadania e Multiculturalidades", que contou com a participação de um conjunto diversificado de palestrantes e com a participação vários stakeholders no campo da educação e formação de adultos. O PESSOAS 2030 esteve representado pelo Vogal da Comissão Diretiva, Joaquim Bernardo.

PESSOAS 2030 participa no seminário Estratégia NORTE 2030 – Instrumentos de Financiamento – a resposta aos desafios da região

Julho 11, 2023
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) I.P. organizou, no dia 4 de julho, em Santa Maria da Feira, no EUROPARQUE, o Seminário que apresentou a Estratégia NORTE 2030 – Instrumentos de Financiamento. O evento contou com a presença do PESSOAS 2030, designadamente através da Presidente da sua Comissão Diretiva, Ana Coelho, que participou na Sessão “Qualificação, Inclusão e Resiliência”.

Gala e Festival Enogastronómico da ESPRODOURO

Julho 10, 2023
A Gala e o Festival Enogastronómico, organizados pela ESPRODOURO - Escola Profissional do Alto Douro, realizou-se no passado dia 30 de junho, no Museu do Vinho e celebrou os 25 anos da escola profissional. Como todos os anos, a escola homenageou figuras de destaque que contribuíram para o desenvolvimento social e económico da região, assim como para o estreitar de ligações entre a escola e as empresas. O ex-Presidente do PO CH e vogal do PESSOAS 2030, Joaquim Bernardo, bem como a Secretária Técnica Maria João Costa e o coordenador Frederico Amoreira foram alguns dos galardoados.

Manual para seleção das operações financiadas pelos Fundos Europeus

Julho 7, 2023
A Comissão Europeia publicou um manual repleto de boas práticas e soluções para desafios comuns, enfrentados pelas autoridades de gestão na seleção de operações financiadas por fundos europeus.

Taxa de desemprego cai para os 6,5% na zona euro e 6,4% em Portugal, no mês de maio

Julho 6, 2023
A taxa de desemprego registou uma redução em maio, em Portugal e na zona euro, chegando aos 6,4 e 6,5%, respetivamente. Na zona euro a queda foi de 2 pontos percentuais (pp) face a maio de 2022, segundo os dados do Eurostat. Em Portugal, o desemprego recuou 0,1 pontos percentuais (pp) em relação a abril.

Publicada a 3ª. Edição do Estado da Nação 2023

Julho 5, 2023
Estado da Nação, Educação, Emprego e Competências em Portugal, um estudo da Fundação José Neves, revela as principais conclusões sobre a evolução dos salários, do mercado de trabalho, do processo de digitalização no emprego e na educação. O estudo concluiu que, em geral, o progresso dos diferentes indicadores tem sido muito positivo, mas é necessária uma melhoria mais sustentada e significativa, principalmente nos indicadores do emprego e do alinhamento entre educação e emprego.

Os impactos do PRR aos olhos dos cidadãos na digitalização das escolas

Julho 3, 2023
Para mostrar o impacto dos seus investimentos na vida e no dia a dia dos cidadãos, o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) lançou uma campanha de 5 filmes, que apresenta uma visão dos resultados dos apoios deste plano, pelos cidadãos.