Resultados da pesquisa por notícias

  • Limpar filtros
  • Temas

“Jovens Europeus” à descoberta da geração jovem da Europa

Setembro 11, 2023
Por ocasião do Dia Internacional da Juventude, que se comemorou a 12 de agosto, a Comissão Europeia lançou uma nova ferramenta interativa, intitulada “Jovens Europeus”, que apresenta algumas estatísticas sobre a vida dos jovens europeus construídas através de questionários dinâmicos em quatro âmbitos: vida e bem-estar, saúde, trabalho e educação e mundo digital.

Demografia da Europa – edição interativa 2023, do Eurostat

Setembro 8, 2023
Esta publicação apresenta estatísticas europeias sobre a população e analisa aspetos como o desenvolvimento populacional, a tendência para o envelhecimento, associado a vidas mais longas e para os filhos surgirem numa idade mais avançada. Portugal é um dos 5 países com a população mais envelhecida a nível mundial, pelo que o PESSOAS 2030 vai trabalhar nas áreas das qualificações, emprego e inclusão social para, transversalmente, responder aos desafios da demografia.

Campanha “Não Há Desculpas para a Violência Doméstica”

Setembro 4, 2023
“Não Há Desculpas para a Violência Doméstica” é o mote da campanha de prevenção e combate à Violência Doméstica 2023, promovida pela CIG - Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, e à qual o PESSOAS 2030 se associa na divulgação.

Comemorar Setembro, Mês da Alfabetização e das Literacias

Setembro 1, 2023
Anualmente, a 8 de setembro, é assinalado o Dia Internacional da Alfabetização e das Literacias. Para comemorar esta data e reforçar a importância da temática, a APEFA - Associação Portuguesa para a Educação e Formação de Adultos convida todos a juntarem-se à INICIATIVA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS, SETEMBRO MÊS DA ALFABETIZAÇÃO E DAS LITERACIAS, que tem hoje início e que perdurará até 30 de setembro.

FAQ sobre os concursos para apoiar respostas à Violência Doméstica, de Género e ao Tráfico de Seres Humanos

Agosto 31, 2023
No seguimento da abertura de quatro concursos, do PESSOAS 2030, para apoiar respostas a vítimas de violência doméstica, violência de género e tráfico de seres humanos, do passado dia 17 de agosto, foi disponibilizado um documento de FAQ (perguntas e respostas frequentes) no site da CIG - Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

Trabalho justo para todos começa nos jovens

Agosto 30, 2023
Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), os jovens são a esperança para um futuro melhor, mas enfrentam ainda grandes desvantagens no mercado de trabalho. Num artigo, a OIT defende que trabalho justo para todos só pode ser alcançado por meio de uma abordagem coerente que reúna políticas macroeconómicas setoriais, de promoção de competências e com forte componente social. Em Portugal, o PESSOAS 2030 vai contribuir para que esse desafio seja concretizado.

Percursos de (Re)qualificação de Adultos – O impacto da Recomendação

Agosto 28, 2023
A Comissão Europeia avaliou as ações realizadas em resposta à Recomendação do Conselho de 19 de dezembro de 2016, sobre os Percursos de Requalificação de Adultos. Os resultados da avaliação realizada no âmbito do Ano Europeu das Competências revelam um quadro misto nos esforços de implementação dos Percursos e uma tendência positiva moderada nos resultados obtidos.

Avaliação do contributo do PT 2020 para a Digitalização da Educação revela mais igualdade no acesso à educação digital

Agosto 22, 2023
As medidas da Escola Digital, apoiadas pelo PO CH e Programas Operacionais Regionais, com o investimento do Fundo Social Europeu, contribuíram para a redução da desigualdade no acesso a equipamentos informáticos e à internet, possibilitando maior equidade no acesso à educação entre os alunos com diferentes necessidades educativas e recursos económicos. Esta é uma das principais evidências da avaliação levada a cabo pelo PO CH, sobre o contributo do Portugal 2020 (PT 2020) para a Digitalização da Educação.

Abertos concursos para apoiar respostas à Violência Doméstica e Violência de Género, bem como ao Tráfico de Seres Humanos

Agosto 18, 2023
O PESSOAS 2030 abriu no dia 17 de agosto quatro Avisos para candidatura a projetos no âmbito das Respostas ao acolhimento de emergência de vítimas de violência doméstica e violência de género, o apoio às Estruturas de atendimento, acompanhamento e apoio especializado a igualmente vítimas de violência doméstica e violência de género, bem como às Estruturas de atendimento e acompanhamento a vítimas de tráfico de seres humanos e às Estruturas de acolhimento e proteção de vítimas desse tráfico.

Portugal 2023 – Educação em números, o relatório anual da DGEEC

Agosto 17, 2023
No ano letivo 2021/2022 estavam mais 15.662 alunos matriculados, no ensino básico e secundário, do que no ano letivo anterior. O número de adultos inscritos em ofertas de educação e formação de longa duração também aumentou expressivamente, num total de 9.139. São dados da "Educação em Números 2023", que inclui informação estatística oficial referente à educação pré-escolar e aos ensinos básico e secundário, docentes, estabelecimentos de ensino e recursos tecnológicos das escolas.