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Avaliação do contributo do PT 2020 para a Digitalização da Educação revela mais igualdade no acesso à educação digital

Agosto 22, 2023
As medidas da Escola Digital, apoiadas pelo PO CH e Programas Operacionais Regionais, com o investimento do Fundo Social Europeu, contribuíram para a redução da desigualdade no acesso a equipamentos informáticos e à internet, possibilitando maior equidade no acesso à educação entre os alunos com diferentes necessidades educativas e recursos económicos. Esta é uma das principais evidências da avaliação levada a cabo pelo PO CH, sobre o contributo do Portugal 2020 (PT 2020) para a Digitalização da Educação.

Abertos concursos para apoiar respostas à Violência Doméstica e Violência de Género, bem como ao Tráfico de Seres Humanos

Agosto 18, 2023
O PESSOAS 2030 abriu no dia 17 de agosto quatro Avisos para candidatura a projetos no âmbito das Respostas ao acolhimento de emergência de vítimas de violência doméstica e violência de género, o apoio às Estruturas de atendimento, acompanhamento e apoio especializado a igualmente vítimas de violência doméstica e violência de género, bem como às Estruturas de atendimento e acompanhamento a vítimas de tráfico de seres humanos e às Estruturas de acolhimento e proteção de vítimas desse tráfico.

Portugal 2023 – Educação em números, o relatório anual da DGEEC

Agosto 17, 2023
No ano letivo 2021/2022 estavam mais 15.662 alunos matriculados, no ensino básico e secundário, do que no ano letivo anterior. O número de adultos inscritos em ofertas de educação e formação de longa duração também aumentou expressivamente, num total de 9.139. São dados da "Educação em Números 2023", que inclui informação estatística oficial referente à educação pré-escolar e aos ensinos básico e secundário, docentes, estabelecimentos de ensino e recursos tecnológicos das escolas.

O discurso de ódio na educação: um guia para formuladores de políticas

Agosto 14, 2023
A UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura através do seu Gabinete para a Prevenção do Genocídio e a Responsabilidade de Proteger desenvolveu um guia para formuladores de políticas que explora respostas educacionais e fornece orientação e recomendações sobre como fortalecer os sistemas educacionais para combater o discurso de ódio.

Novo recorde no emprego dos recém-diplomados em 2022

Agosto 11, 2023
Na União Europeia (UE), em 2022, 82% dos recém-diplomados (níveis 3-8 da tabela ISCED 2011), com idades entre 20 e 34 anos, estavam empregados. De 2014 a 2022, a taxa de emprego deste grupo aumentou 7 pontos percentuais (pp), evidenciando uma tendência de subida consistente interrompida apenas pela pandemia de COVID-19.

Em causa o trabalho justo e sustentável para todos

Agosto 11, 2023
Em 2015, a comunidade global acordou 17 objetivos para melhorar a vida de todas as pessoas até 2030 e proteger o planeta. O Objetivo número […]

Talk sobre a valorização da formação profissional, em Águeda

Agosto 9, 2023
A iniciativa “Formação Talks”, promovida e dinamizada pelo Centro de Emprego e Formação Profissional de Águeda para promover a valorização da formação profissional e a motivação dos atuais formandos, decorreu, no dia 21 de julho, no Auditório da Associação Empresarial de Águeda (AEA).

Apresentada a experiência do PO APMC no âmbito da Community of Practices relativa à Privação Material

Agosto 8, 2023
No passado dia 29 de junho, decorreu uma reunião da Comunidade de boas práticas relativa à Privação Material. Contou com a presença da Vogal Executiva do PESSOAS 2030, Sandra Tavares, programa que assume no novo período de programação 2021-2027, as competências do Fundo de Auxílio Europeu às Pessoas Mais Carenciadas, executadas através do PO APMC, no Portugal 2020.

Designados os Secretários Técnicos e Coordenadores do PESSOAS 2030

Agosto 3, 2023
Foi publicada em Diário da República, a designação dos Secretários Técnicos e Coordenadores de equipa de projeto que integram o secretariado técnico da Autoridade de Gestão do Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão, também designado PESSOAS 2030, para o período de programação 2021-2027.

Relatório GEM 2023 da UNESCO avalia a tecnologia na educação

Agosto 2, 2023
O Relatório Global de Monitorização da Educação da UNESCO 2023 (GEM Report 2023) analisa em profundidade o papel da tecnologia na educação e destaca preocupações com o uso excessivo de tecnologia nas escolas. O documento recomenda uma “visão centrada no ser humano” na utilização das tecnologias na educação e ressalta as lacunas no acesso.