A Mostra de Ensino e Formação Profissional, que decorreu no Europarque, em Santa Maria da Feira, entre 13 e 15 de novembro, foi o principal veículo de divulgação dos Cursos Profissionais, enquanto Operação de Importância Estratégica. Com 31 escolas profissionais presentes no certame, entre públicas e privadas, o evento foi considerado um sucesso, com grande afluência de público e muitos e variados projetos em exposição. Em paralelo, também no Europarque, teve lugar a fase nacional do Campeonato das Profissões – Skills Portugal Norte 2024, onde jovens de todas as profissões, provenientes do ensino e formação profissional, deram o seu melhor na profissão que elegeram para si.
A Campanha de Ensino e Formação Profissional divulgou a via de dupla certificação, onde se destacam os Cursos Profissionais, enquanto fundamental para o desenvolvimento das competências dos jovens, alinhada com as necessidades do mercado de trabalho português. Serviu também como veículo de divulgação da Mostra e do Campeonato. Destinou-se aos jovens, sobretudo entre os 15 e os 18 anos, e aos seus pais e encarregados de educação.
Esta ação de comunicação envolveu redes sociais, incluindo um influenciador digital, televisão generalista, a plataforma Spotify e a imprensa escrita regional, nos canais papel e digital.
A campanha, nas redes sociais, alcançou 881.756 utilizadores com 1.644.256 impressões. Para este resultado muito contribuiu o influenciador digital, Rafael Cardeira, que no total dos 3 vídeos publicados alcançou 508.175 utilizadores e gerou 18.703 interações.
Na TVI, a campanha foi vista, no grupo etário entre os 15 e os 54 anos, um total de 5.920.730 vezes, com um GPR%* de 121%. Nos três jornais regionais, onde foi alvo de publicação nas plataformas digitais, o spot foi exibido 871.299 vezes em dispositivos móveis e desktops.
O sucesso da campanha foi significativamente impulsionado pelo apoio de parceiros estratégicos do PESSOAS 2030, incluindo o Instituto de Gestão Financeira da Educação (IGeFE), a Associação Nacional das Escolas Profissionais (ANESPO) e o Conselho de Escolas. Além disso, o sucesso foi também fruto do envolvimento da Representação da Comissão Europeia em Portugal, que desempenhou um papel crucial ao ampliar a divulgação da campanha, e de responsáveis da Direção-Geral do Emprego, Assuntos Sociais e da Inclusão, designadamente da Diretora-Geral Adjunta para os Fundos Transição Justa e Análise, Andriana Sukova.
A campanha provou ser eficiente, alcançando o público-alvo de maneira ampla e transversal, o que resultou num aumento significativo da visibilidade e da interação nas plataformas digitais do PESSOAS 2030 utilizadas. Os dados do relatório sublinham a relevância de um investimento estratégico e bem direcionado, bem como a importância da diversificação dos canais de comunicação empregados.
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*GPR% Representa a percentagem total da audiência-alvo alcançada por uma campanha publicitária, considerando a frequência com que foi exposta ao anúncio