O Programa Qualifica tem sido decisivo para o aumento das qualificações de adultos em Portugal. Quase seiscentas mil pessoas obtiveram algum tipo de certificação, total ou parcial, escolar, profissional ou de dupla certificação. A rede de centros, presente em todas as NUT III, já permitiu a mais de cento e oitenta mil pessoas o aumento das suas qualificações, sobretudo de nível secundário. O PO CH, com o financiamento do Fundo Social Europeu (FSE) no período 2014-2020, apoiou as operações realizadas nos Centros Qualifica nas regiões menos desenvolvidas de Portugal: Norte, Centro e Alentejo. No atual período de programação as operações localizadas nessas regiões são apoiadas pelo Programa PESSOAS 2030.
O perfil dos adultos inscritos continua a ser predominantemente feminino. As mulheres representam mais de 58% dos inscritos no Programa Qualifica. Na estratificação etária predomina o escalão entre 30 e os 44 anos, com 37% dos inscritos.
Os Centros Qualifica funcionam como pontos de acesso para pessoas que procuram mais qualificações, seja para continuar os estudos ou para facilitar a transição para e dentro do mercado de trabalho, enquadrando-se numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida. Estes centros destinam-se a adultos com 18 anos ou mais que necessitam adquirir ou reforçar conhecimentos e competências, abrangendo também nesse contexto jovens que não estão envolvidos em educação ou formação e que não se encontram no mercado de trabalho (jovens NEET).
No período de programação 2021-2027, o PESSOAS 2030 pretende vir a apoiar 700.000 inscritos em Centros Qualifica, até 2029, com a meta de 90% dos adultos apoiados por esses Centros estarem em processo RVCC ou terem sido certificados decorrente desse processo.
Saiba mais AQUI