Encontro Regional de Escolas Ubuntu na Batalha

A Academia de Líderes Ubuntu esteve no Auditório Municipal da Batalha para o Encontro Regional de Escolas Ubuntu de Leiria, organizado pelo Agrupamento de Escolas da Batalha, no passado dia 31 de maio. Para além de muita reflexão sobre as Escolas Relacionais, foi também uma oportunidade para a partilha da história de vida da bicampeã europeia do lançamento do peso Auriol DonGmo e do seu treinador Paulo Reis.
21 de Junho, 2023

A manhã foi dedicada à conferência “Educação relacional: uma solução inovadora para a promoção do sucesso escolar”. Durante o evento decorreu também o  lançamento do livro “Educação Relacional – chaves para uma pedagogia do reconhecimento”.

O programa Escolas Ubuntu visa proporcionar a cada Agrupamento de Escolas (AE)/Escolas não agrupadas (ENA) aderente, a realização da Academia de Líderes Ubuntu,  para os seus estudantes. É um programa de capacitação destinado a jovens entre os 13 e os 18 anos, desenvolvido a partir do modelo de liderança servidora e com a inspiração de figuras como Nelson Mandela, Martin Luther King ou Malala. Ubuntu é uma filosofia de origem africana que se traduz na expressão “Eu Sou porque tu És”, na valorização da interdependência e da solidariedade. Inspirada por estes valores, a Academia visa desenvolver e promover competências pessoais, sociais e cívicas dos participantes, contribuindo para a sua transformação em agentes de mudança ao serviço da comunidade, ajudando a construir uma cidade mais justa e solidária.

O programa contempla, ainda, a atividade das Academias de Liderança Colaborativa que integra o conjunto de ações do programa Escolas Ubuntu e é dirigida a diretores ou membros da direção de AE / ENA aderentes ao programa Escolas Ubuntu ou que queiram vir a aderir ao projeto.

O projeto Escolas Ubuntu é uma iniciativa da Direção Geral de Educação, desenvolvida pelo Instituto Padre António Vieira (IPAV) e cofinanciada pelo PO CH, através do Fundo Social Europeu, para os nos anos letivos 2021-2022 e 2022-2023, com o montante total elegível aprovado de 3 598 651 €, dos quais 2 324 728 € provêm do FSE.

Segundo Rui Marques, Presidente do IPAV, os próximos passos passam por continuar a “criar nas escolas um espaço de felicidade, bem estar, desenvolvimento pessoal e com relações significativas que façam a diferença”.

Aceda aqui ao site do projeto

Outras páginas que podem ser úteis

 

Eventos