Orientações publicadas sobre as operações com apoio superior a 500 mil euros e que devem produzir um vídeo

PESSOAS 2030

Conteúdo:

A Autoridade de Gestão do PESSOAS 2030 aprovou uma orientação de gestão sobre as obrigações de comunicação dos beneficiários com operações financiadas em mais de 500 mil euros, para as quais é obrigatório produzir um vídeo com pelo menos um minuto.
29 de Abril, 2025

De acordo com a legislação nacional, os beneficiários devem produzir um vídeo que apresente a operação, os seus objetivos e resultados. O vídeo deve ter no mínimo um minuto de duração e seguir as regras de comunicação definidas. Estas regras podem encontrar-se no artigo 15.º do Decreto-Lei n.º 20-A/2023.

O vídeo e todos os seus elementos (como imagens, textos, músicas ou sons) devem ser cedidos ao PESSOAS 2030 e à União Europeia, que podem utilizá-los sem custos adicionais para promover a operação e os fundos europeus. Para isso, os beneficiários devem entregar uma declaração de cedência de direitos de autor e conexos quando enviarem o vídeo.

Para facilitar o processo, a Autoridade de Gestão do PESSOAS 2030 disponibiliza uma minuta da declaração de cedência de direitos de autor e conexos, que pode ser usada pelos beneficiários. Este documento está em anexo à orientação agora publicada.

No site do PESSOAS 2030 está disponível o Guia de Regras de Comunicação para Beneficiários, com sugestões práticas sobre os conteúdos, dicas e informações sobre os direitos de autor dos vídeos.

Relembramos ainda que o não cumprimento destas e outras regras de comunicação pode levar a reduções nos apoios financeiros, sendo essa redução determinada em função da gravidade do incumprimento, podendo ir até 3 % do apoio dos fundos europeus à operação em causa, conforme estabelecido na alínea d) do n.º 2 do artigo 33-º do Decreto-Lei n.º 20-A/2023, de 22 de março.

Informamos ainda que está neste momento em desenvolvimento um microsite, dentro do site do PESSOAS 2030, que irá reunir os vídeos de apresentação das operações com financiamento superior a 500 mil euros, bem como destacar projetos exemplares com apoios de menor valor.

Este repositório vai permitir divulgar o trabalho concretizado com o apoio dos fundos europeus e do Estado português, dando visibilidade ao impacto real do investimento na qualificação, no emprego e na inclusão social. Será uma forma simples e acessível para todos verem como os fundos europeus ajudam a transformar a vida das pessoas em Portugal.

Aceda aqui à Orientação de Gestão 4/OG/PESSOAS 2030/2025 e à minuta da declaração de cedência de direitos de autor e conexos (Anexo I)

Outras páginas que podem ser úteis

 

Eventos