15 milhões de euros para apoiar o emprego de pessoas com deficiência e/ou incapacidade

Foi publicado o aviso de abertura de candidaturas PESSOAS-2025-18, que apoia a integração e reintegração no mercado de trabalho de pessoas com deficiência e/ou incapacidade, desempregadas ou à procura do primeiro emprego.
26 de Setembro, 2025

O aviso de abertura de candidaturas apoia estágios-inserção, em entidades empregadoras, para pessoas com deficiência e/ou incapacidade em idade ativa, promovendo as suas competências pessoais, sociais e profissionais, reforçando desse modo a sua empregabilidade e inclusão socioprofissional e cultural.

A dotação total indicativa deste aviso é de 15 milhões de euros, sendo 12,7 milhões cofinanciados pelo Fundo Social Europeu Mais (FSE+).

O aviso PESSOAS-2025-18 constitui um convite ao Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP, I.P.), na qualidade de organismo responsável pela concretização desta política pública. Os destinatários finais da medida são as pessoas com deficiência e/ou incapacidade inscritas no serviço público de emprego.

Este aviso de abertura de candidaturas insere-se na prioridade de investimento “Mais e melhor inclusão de pessoas em risco ou em situação de exclusão social” do Programa PESSOAS 2030, contribuindo para o objetivo específico de favorecer a inclusão ativa, promovendo a igualdade de oportunidades, a não discriminação, a participação ativa e a melhoria da empregabilidade, em particular dos grupos desfavorecidos. Enquadra-se na tipologia de operação “Apoio ao emprego de pessoas com deficiência e/ou incapacidade”, sendo que esta se insere numa das operações de importância estratégica do Programa.

Selo Operação de Importância Estratégica

Os apoios abrangem estágios-inserção a realizar nas regiões do Norte, Centro e Alentejo.

O convite está aberto até às 18h do dia 6 de novembro, sendo recomendada a submissão das candidaturas antes desse prazo limite.

Aceda ao aviso de abertura de candidaturas PESSOAS-2025-18