O encontro iniciou-se no dia 6 de outubro com uma atividade de teambuilding realizada ao ar livre, na Lourinhã, inspirada na temática dos dinossauros, símbolo emblemático da região. A iniciativa desafiou as equipas a resolver enigmas e a trabalhar em conjunto, num exercício que combinou criatividade, estratégia e cooperação. No final, os pontos arrecadados pelas equipas converteram-se numa doação de material escolar para os utentes da Associação de Amor para a Educação de Cidadãos Inadaptados da Lourinhã (ADAPECIL), uma entidade que presta apoio a pessoas com dificuldades intelectuais, dando respostas adequadas às necessidades educativas das crianças inadaptadas da Lourinhã.
Estas ações refletem o compromisso do PESSOAS 2030 na promoção da inclusão social e sublinham a importância de envolver os trabalhadores em iniciativas que reforçam valores de solidariedade e cidadania, especialmente numa área como a inclusão de Pessoas com Deficiência e/ou Incapacidade (PCDI), tendo ainda em consideração que duas das Operações de Importância Estratégica deste Programa têm como destinatários finais essas pessoas – a qualificação e apoio ao emprego para PCDI e o Modelo de Apoio à Vida Independente (MAVI).


Na manhã do dia 7, teve lugar uma reunião de trabalho com enfoque no balanço sobre a implementação do Programa até ao momento e os desafios que se lhe colocam no curto prazo, destacando a importância da articulação entre as várias unidades e da comunicação eficaz com os beneficiários e parceiros institucionais, para uma resposta cada vez mais eficaz e eficiente a esses desafios.

Após o almoço, os trabalhadores retornaram a Lisboa e Porto, levando consigo um reforçado espírito de equipa e um compromisso renovado com a missão e os valores do PESSOAS 2030.
