Resultados da Campanha de Ensino e Formação Profissional

A recente Campanha de Ensino e Formação Profissional, conduzida pelo PESSOAS 2030 e que decorreu ente 23 de setembro de 2024 e 9 de janeiro de 2025, alcançou mais de 880 mil utilizadores nas redes sociais. Na televisão generalista o anúncio teve um total 5.920.730 visualizações, no grupo etário entre os 15-54 anos. Foi realizada no contexto da divulgação dos cursos profissionais, uma das medidas de dupla certificação para jovens, apoiada pelo PESSOAS 2030, sendo uma das Operações de Importância Estratégica do Programa.
27 de Janeiro, 2025

A Mostra de Ensino e Formação Profissional, que decorreu no Europarque, em Santa Maria da Feira, entre 13 e 15 de novembro, foi o principal veículo de divulgação dos Cursos Profissionais, enquanto Operação de Importância Estratégica.  Com 31 escolas profissionais presentes no certame, entre públicas e privadas, o evento foi considerado um sucesso, com grande afluência de público e muitos e variados projetos em exposição. Em paralelo, também no Europarque,  teve lugar a fase nacional do Campeonato das Profissões – Skills Portugal Norte 2024, onde jovens de todas as profissões, provenientes do ensino e formação profissional, deram o seu melhor na profissão que elegeram para si.

A Campanha de Ensino e Formação Profissional divulgou a via de dupla certificação, onde se destacam os Cursos Profissionais, enquanto fundamental para o desenvolvimento das competências dos jovens, alinhada com as necessidades do mercado de trabalho português. Serviu também como veículo de divulgação da Mostra e do Campeonato. Destinou-se aos jovens, sobretudo entre os 15 e os 18 anos, e aos seus pais e encarregados de educação.

Esta ação de comunicação envolveu redes sociais, incluindo um influenciador digital, televisão generalista, a plataforma Spotify e a imprensa escrita regional, nos canais papel e digital.

A campanha, nas redes sociais, alcançou 881.756 utilizadores com 1.644.256 impressões. Para este resultado muito contribuiu o influenciador digital, Rafael Cardeira, que no total dos 3 vídeos publicados alcançou 508.175 utilizadores e gerou 18.703 interações.

Na TVI, a campanha foi vista, no grupo etário entre os 15 e os 54 anos, um total de 5.920.730 vezes, com um GPR%* de 121%. Nos três jornais regionais, onde foi alvo de publicação nas plataformas digitais, o spot foi exibido 871.299 vezes em dispositivos móveis e desktops.

O sucesso da campanha foi significativamente impulsionado pelo apoio de parceiros estratégicos do PESSOAS 2030, incluindo o Instituto de Gestão Financeira da Educação  (IGeFE), a Associação Nacional das Escolas Profissionais (ANESPO) e o Conselho de Escolas. Além disso, o sucesso foi também fruto do envolvimento da Representação da Comissão Europeia em Portugal, que desempenhou um papel crucial ao ampliar a divulgação da campanha, e de responsáveis da Direção-Geral do Emprego, Assuntos Sociais e da Inclusão, designadamente da Diretora-Geral Adjunta para os Fundos Transição Justa e Análise, Andriana Sukova.

A campanha provou ser eficiente, alcançando o público-alvo de maneira ampla e transversal, o que resultou num aumento significativo da visibilidade e da interação nas plataformas digitais do PESSOAS 2030 utilizadas. Os dados do relatório sublinham a relevância de um investimento estratégico e bem direcionado, bem como a importância da diversificação dos canais de comunicação empregados.

Conheça aqui todos os resultados.

 

*GPR% Representa a percentagem total da audiência-alvo alcançada por uma campanha publicitária, considerando a frequência com que foi exposta ao anúncio

 

 

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