O que fazer se não souber qual foi o email usado no registo

O email com o qual a entidade foi registada só pode ser alterado por alguém com um perfil de utilizador de beneficiário ou de super-utilizador. Se houver outros utilizadores com acesso à área reservada da entidade, esses utilizadores só estão autorizados a alterar o seu próprio email.

Neste artigo, explicamos como alterar o email para os diferentes tipos de entidades e utilizador, quando não sabe que email foi usado no registo.

 

Alterar o email de utilizador (que não é uma entidade)

  1. Crie um documento em formato PDF no qual:
    • indique o seu NIF e nome completo
    • peça para trocar o email que foi indicado no registo, pelo email que quer usar a partir de agora, indicando o novo email.
    • inclua a data em que está a escrever o documento.
  2. Assine o documento. Pode fazê-lo com assinatura digital do cartão de cidadão ou com a Chave Móvel Digital. Não são válidos outros tipos de assinatura.
    Se não tiver assinatura digital do cartão de cidadão ou Chave Móvel Digital, em alternativa, pode enviar com este documento uma cópia do seu cartão de cidadão. Neste caso, terá de incluir no documento uma declaração onde conste que disponibiliza à Linha dos Fundos este documento pessoal para este fim específico.
  3. Crie um pedido de suporte no Balcão dos Fundos e anexe o documento.

 

Alterar o email de uma entidade que é empresário em nome individual ou outra pessoa singular

  1. Crie um documento em formato PDF no qual:
    • indique o seu NIF e nome completo
    • peça para trocar o email que foi indicado no registo, pelo email que quer usar a partir de agora, indicando o novo email.
    • inclua a data em que está a escrever o documento.
  2. Assine o documento. Pode fazê-lo com assinatura digital do cartão de cidadão ou com a Chave Móvel Digital. Não são válidos outros tipos de assinatura.
    Se não tiver assinatura digital do cartão de cidadão ou Chave Móvel Digital, em alternativa, pode enviar com este documento uma cópia do seu cartão de cidadão. Neste caso, terá de incluir no documento uma declaração onde conste que disponibiliza à Linha dos Fundos este documento pessoal para este fim específico.
  3. Crie um pedido de suporte no Balcão dos Fundos e anexe o documento.

 

Alterar o email de uma entidade que é uma empresa

    1. Crie um documento em formato PDF no qual:
      • peça para trocar o email que foi indicado no registo pelo email que quer usar a partir de agora
      • inclua:
        • o nome e NIPC da entidade
        • o nome e NIF de quem vai fazer o pedido de alteração do email em nome da entidade
        • a data em que está a escrever o documento
        • o carimbo da entidade.

      Este documento terá de ser assinado por uma pessoa com poderes legais para representar a entidade. Terá de ser a mesma pessoa a submeter o pedido.

    2. Assine o documento. Pode fazê-lo com assinatura digital do cartão de cidadão ou com a Chave Móvel Digital. Não são válidos outros tipos de assinatura.
      Se não tiver assinatura digital do cartão de cidadão ou Chave Móvel Digital, em alternativa, pode enviar com este documento uma cópia do seu cartão de cidadão. Neste caso, terá de incluir no documento uma declaração onde conste que disponibiliza à Linha dos Fundos este documento pessoal para este fim específico.
    3. Crie um pedido de suporte no Balcão dos Fundos e anexe:
      • o documento de texto (assinado digitalmente)
      • um documento que prove que a entidade está legal – por exemplo:
        • a certidão de registo permanente (código para acesso online ou cópia digitalizada)
        • o cartão de pessoa coletiva e a ata constitutiva da entidade
      • um documento que prove que quem assina o documento, e submete o pedido, representa legalmente a entidade e pode fazer este pedido em nome dela (se isso não estiver explícito na certidão de registo ou cartão de pessoa coletiva).

 

Alterar o email de uma entidade que é uma Instituição Pública de Solidariedade Social (IPSS) ou entidade equiparada

      1. Crie um documento em formato PDF no qual:
        • peça para trocar o email que foi indicado no registo pelo email que quer usar a partir de agora
        • inclua:
          • o nome e NIPC da entidade
          • o nome e NIF de quem vai fazer o pedido de alteração do email em nome da entidade
          • a data em que está a escrever o documento
          • o carimbo da entidade.

        Este documento terá de ser assinado por uma pessoa com poderes legais para representar a entidade. Terá de ser a mesma pessoa a submeter o pedido.

      2. Assine o documento. Pode fazê-lo com assinatura digital do cartão de cidadão ou com a Chave Móvel Digital. Não são válidos outros tipos de assinatura.
        Se não tiver assinatura digital do cartão de cidadão ou Chave Móvel Digital, em alternativa, pode enviar com este documento uma cópia do seu cartão de cidadão. Neste caso, terá de incluir no documento uma declaração onde conste que disponibiliza à Linha dos Fundos este documento pessoal para este fim específico.
      3. Crie um pedido de suporte no Balcão dos Fundos e anexe:
        • o documento de texto (assinado digitalmente)
        • um documento que prove que a entidade está legal – por exemplo:
        • um documento que prove que quem assina o documento, e submete o pedido, representa legalmente a entidade e pode fazer este pedido em nome dela (se isso não estiver explícito na certidão de registo ou cartão de pessoa coletiva).

 

Alterar o email de uma entidade que é uma associação, fundação, cooperativa ou sociedade (pessoas coletivas de utilidade pública ou privada)

        1. Crie um documento em formato PDF no qual:
          • peça para trocar o email que foi indicado no registo pelo email que quer usar a partir de agora
          • inclua:
            • o nome e NIPC da entidade
            • o nome e NIF de quem vai fazer o pedido de alteração do email em nome da entidade
            • a data em que está a escrever o documento
            • o carimbo da entidade.

          Este documento terá de ser assinado por uma pessoa com poderes legais para representar a entidade. Terá de ser a mesma pessoa a submeter o pedido.

        2. Assine o documento. Pode fazê-lo com assinatura digital do cartão de cidadão ou com a Chave Móvel Digital. Não são válidos outros tipos de assinatura.
          Se não tiver assinatura digital do cartão de cidadão ou Chave Móvel Digital, em alternativa, pode enviar com este documento uma cópia do seu cartão de cidadão. Neste caso, terá de incluir no documento uma declaração onde conste que disponibiliza à Linha dos Fundos este documento pessoal para este fim específico.
        3. Crie um pedido de suporte no Balcão dos Fundos e anexe:
          • o documento de texto (assinado digitalmente)
          • um documento que prove que a entidade está legal – por exemplo:
          • um documento que prove que quem assina o documento, e submete o pedido, representa legalmente a entidade e pode fazer este pedido em nome dela (se isso não estiver explícito na certidão de registo ou cartão de pessoa coletiva). Esse documento pode ser por exemplo:
            • ata da tomada de posse
            • ata da reunião que comprove que a pessoa representa legalmente a entidade.

 

Alterar o email de uma entidade que é um organismo público

      1. Crie um documento em formato PDF no qual:
        • peça para trocar o email que foi indicado no registo pelo email que quer usar a partir de agora
        • inclua:
          • o nome e NIPC da entidade
          • o nome e NIF de quem vai fazer o pedido de alteração do email em nome da entidade
          • a data em que está a escrever o documento
          • o carimbo da entidade.

        Este documento terá de ser assinado por uma pessoa com poderes legais para representar a entidade. Terá de ser a mesma pessoa a submeter o pedido.

      2. Assine o documento. Pode fazê-lo com assinatura digital do cartão de cidadão ou com a Chave Móvel Digital. Não são válidos outros tipos de assinatura.
        Se não tiver assinatura digital do cartão de cidadão ou Chave Móvel Digital, em alternativa, pode enviar com este documento uma cópia do seu cartão de cidadão. Neste caso, terá de incluir no documento uma declaração onde conste que disponibiliza à Linha dos Fundos este documento pessoal para este fim específico.
      3. Crie um pedido de suporte no Balcão dos Fundos e anexe:
        • o documento de texto (assinado digitalmente)
        • um documento que prove que a entidade está legal – por exemplo:
        • um documento que prove que quem assina o documento, e submete o pedido, representa legalmente a entidade e pode fazer este pedido em nome dela (se isso não estiver explícito na certidão de registo ou cartão de pessoa coletiva). Esse documento pode ser por exemplo:
          • ata da tomada de posse
          • ata da reunião que comprove que a pessoa representa legalmente a entidade.

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